Seduc apresenta para gestores calendário escolar 2018
O ano letivo nas unidades de ensino estadual já tem início marcado. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) anunciou que as aulas foram programadas para começar em 5 e 19 de fevereiro de 2018. As datas foram apresentas, nesta terça-feira, 21, aos gestores de Unidades Seduc na Escola (USE) e Unidades Regionais de Educação (URE) - estes últimos através de webconferência.
A reunião foi no auditório da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa) e faz parte do calendário quinzenal de alinhamento de informações do nível central da Secretaria com gestores de USES e URES. Segundo Suely Domont, coordenadora de Matrícula da Seduc, o calendário foi estabelecido para garantir o cumprimento da carga horária mínima anual de 800 horas, distribuídas pelo mínimo de 200 dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado à recuperação final ou outras atividades sem a participação dos discentes.
A programação apresentada também levou em conta a necessidade de adequação do calendário escolar às peculiaridades locais e regionais. “Dentre elas, estão a paralisação dos professores de 23 dias ocorrida este ano, ou seja, as escolas que aderiram à greve terão a data de 19 de fevereiro para iniciar o ano letivo de 2018”, informou Domont.
O calendário também levou em conta a observância da garantia das férias regulamentares e dos 15 dias de recesso escolar.
Segundo a coordenadora de Matrícula, de 2017 para 2018 foram reduzidas de três para duas as datas de início do ano letivo. “A intenção é para 2019, se não houver nenhum contratempo, como paralisação, a unificação do calendário em toda a rede”, destacou.