Obras da Usina da Paz Terra Firme alcançam 40% de conclusão
O canteiro de serviços reúne 180 operários que agora estão no trabalho da montagem de estrutura metálica do novo complexo
Morador da Terra Firme há 40 anos, Edinaldo Gama conquistou uma vaga na obra Usina da Paz do bairro Com obras iniciadas em outubro de 2021, a Usina da Paz do bairro da Terra Firme reúne no canteiro mais de 180 operários em três turnos para acelerar as edificações que vão oferecer juntas serviços de saúde, cidadania e esporte e lazer.
Morador da Terra Firme há 40 anos, Edinaldo Gama conquistou o emprego de servente há sete meses nas obras da Usina da Paz Terra Firme e se sente feliz em contribuir com a mão na massa para erguer as estruturas que vão transformar o espaço no bairro.
“Vai trazer benefícios para a comunidade, a obra gerou alguns empregos inclusive para outros membros da minha família. Eu estava desempregado, a Usina veio e trouxe oportunidade para nós”, comentou o morador da Terra Firme, Edinaldo Gama.
Pai de três filhos, Edinaldo não vê a hora de eles usarem o espaço que está ajudando a construir e pode afirmar. “Papai trabalhou nessa obra que hoje vocês vão desfrutar”, ensaiou orgulhoso.
O engenheiro de obras: Jeferson Fernandes: “A parte de fundações e estacas está toda completa", disse ele.De acordo com o engenheiro da obra, Jefferson Fernandes com a diminuição das chuvas será possível acelerar ainda mais os trabalhos. “A parte de fundações e estacas está toda completa, a de concreto armado 90%, estamos agora na montagem de estrutura metálica que está finalizando. No geral a obra está em torno de 40% pronta. Tivemos o período chuvoso intenso e agora em maio esperamos que dê uma trégua e estamos com segundo e terceiros turnos para acelerar mais a obra”, informou o engenheiro.
A jovem Vitória Queiroz está confiante nos benefícios da estrutura. "Conheço um pouco do trabalho do TerPaz e acho fantástico porque ele vem com essa ideia de centralizar saberes, conhecimentos e serviços para dentro da comunidade. Então a expectativa da Usina da Paz da Terra Firme é uma das melhores possíveis, a população vai ter um atendimento de forma a não precisar se deslocar para o centro e pagar ônibus. Serviços que antes eram difíceis como tirar o RG sei que será possível dentro da UsiPaz. Acredito que a comunidade só tem a ganhar", destaca.
Sobre a Usina da Paz
Operários trabalham em três turnos e a obra, de um modo geral, atingiu o status de 40% pronta É um complexo comunitário integrado ao programa Territórios Pela Paz (TerPaz) que já está em funcionamento no Icuí-Guajará, em Ananindeua, desde o mês de outubro do ano passado, ofertando diversas atividades, cursos e possibilidades para o público em geral. No primeiro mês de atendimentos, a Unidade registrou mais de 3 mil atendimentos.
Além da unidade Icuí-Guajará (a primeira entregue), o Governo do Estado já entregou outras 4 unidades: Cabanagem (em Belém), Nova União (em Marituba), Bengui (em Belém) e a última entrega no dia 18 de maio: a UsiPaz de Parauapebas, no sudeste paraense.