Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Em Floresta do Araguaia, governo do Estado certifica alunos do programa Qualifica Pará

Por Camila Santos (SEASTER)
20/05/2022 20h36

Em Floresta do Araguaia, 20 alunos receberam o certificado do programa de qualificação profissional “Qualifica Pará”. Os concluintes do curso de manipulação e beneficiamento de frutas participaram da certificação com alegria e entusiasmo durante a “festa do abacaxi, manifestação que já é tradição do município. 

“Hoje é um dia muito importante, principalmente pela oportunidade de estar nesta linda Festa do Abacaxi. Floresta do Araguaia é um orgulho para o Pará, uma cidade com um potencial de destaque na produção do abacaxi em todo o Brasil. A forma que eu tenho de devolver o carinho de vocês é trabalhando. Ajudando com obras de infraestrutura e investimentos, com ações que contribuam na geração de emprego e renda para a nossa população”, pontuou o chefe do executivo. 

Ronildo Pereira foi aluno do curso. Ele que trabalha em uma agroindústria reforça a importância da qualificação para o aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido na região. “Eu que já trabalho na agroindústria de processamento de frutas consegui grandes benefícios. O Qualifica Pará vem trazendo oportunidade para os municípios, em especial para nós que somos de município pequeno, então o programa vem para contribuir na qualificação dos nosso jovens e melhorar o trabalho da nossa produção, no processamento de abacaxi e na comercialização da polpa da frutas, geleias, doces. O curso veio de uma forma assertiva para nós que já trabalhamos com o fruto e sofremos com a escassez de mão de obra qualificada”, ponderou. 

Entre os objetivos do Qualifica Pará, destaca-se o incentivo à inserção e reinserção no mercado de trabalho, em especial às pessoas mais vulneráveis. O programa conta com um dos maiores investimentos em qualificação profissional já feitos pelo Estado. A primeira etapa está certificando 30 mil pessoas. A segunda etapa, já aprovada, deverá certificar mais 30 mil até final do ano.