Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Comitê Estadual de Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano se reúne na Sespa

Por Mozart Lira (SESPA)
17/05/2022 17h44

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) promoveu nesta terça-feira, dia 17, o primeiro encontro do Comitê Estadual de Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano (Ceam – BLH/Pa) no auditório de sua sede central.

Participaram da reunião representantes de instituições que lidam com a coleta e distribuição de leite materno, como a Santa Casa de Misericórdia do Pará, membros das coordenadorias de saúde infantil e da saúde da mulher da Sespa, coordenação estadual de nutrição, departamento de atenção à saúde, membros de hospitais Amigos da Criança no Pará e do projeto Bombeiros da Vida.

Myllena Silva, nutricionista da Coordenação de Saúde da Criança da Sespa, falou sobre o encontro: “Foi muito importante dar esse passo para elaborarmos a reestruturação do nosso comitê. Debatemos muitas questões importantes sobre o aleitamento materno e outras questões importantes relacionadas ao tema, como o uso indiscriminado das fórmulas industrializadas, às vezes adquiridas por famílias que não possuem a necessidade de inserir alimentação diferente do leite materno, além de serem muito onerosas para grande parte da nossa população”, afirmou.  

O grupo tem como objetivos promover e apoiar ações para a implementação adequada das normas do Ministério da Saúde na coleta, distribuição e controle de qualidade do leite humano em unidades de saúde do estado, incentivar e apoiar a realização de pesquisas sobre o tema em áreas prioritárias para o avanço de políticas de abastecimento e distribuição de leite materno, estimular e viabilizar ações de organizações não-governamentais relacionadas ao aleitamento materno e, por fim, monitorar as ações desenvolvidas no estado para a promoção do aleitamento materno e elaborar relatórios para divulgação dos resultados.

Neste primeiro encontro foi apresentado aos presentes informações sobre o atual andamento dos projetos relacionados ao aleitamento materno em funcionamento em regiões de todo estado, buscando compreender as iniciativas e projetos que contribuem com o bom funcionamento de todas as etapas que envolvem a coleta e distribuição de leite humano. São iniciativas como a existência de salas de apoio à amamentação em unidades de saúde do estado, presença de banco de leite humano em cada região, entre outros.

O comitê se encontrará a cada três meses para fazer um balanço sobre a evolução dessas iniciativas e debater medidas a serem tomadas para aprimorar essa distribuição.

Texto: Edilson Teixeira (Ascom/Sespa)