Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ANIVERSÁRIO

Público comemora 22 anos da Estação das Docas com carimbó e Boi Veludinho

Programação com música e dança segue até o próximo domingo (15)

Por Fernanda Scaramuzini (Pará 2000)
13/05/2022 21h14

Cultura regional expressada por meio de música, danças, manifestações artísticas, com muita cor e alegria, marcaram o primeiro dia de programação de aniversário de 22 anos da Estação das Docas, na noite desta sexta-feira (13). Dezenas de pessoas participaram do cortejo do boi veludinho e dançaram ao som dos batuques do carimbó do grupo regional frutos do Pará. A comemoração continua neste sábado (14), com o Pagode das Meninas, e domingo (15), com a cantora Maria Show, ambas as apresentações ocorrem entre os armazéns 1 e 2, de 18h às 20h. A programação é gratuita.  

A técnica de enfermagem Rute Ferreira participou do primeiro dia de programação do aniversário da Estação e levou o filho, Pietro Ismael, de 3 anos, para conhecer mais de perto a cultura paraense. “Sempre que posso, levo meu filho para passear e conhecer os pontos da cidade. Ele aproveitou muito e adorou o boi veludinho, gostou tanto que dançou com os brincantes e ainda ganhou prêmio de melhor dançarino. Foi uma ótima experiência e um dia muito agradável”, destaca Rute.  

Sídine Viegas, músico e apresentador do Boi Veludinho revela que estava com saudades da energia do público da Estação, que sempre participa dos cortejos com muita paixão.

"Geralmente, quando nos apresentamos na Estação das Docas, é inevitável que o público fique encantado com o grupo por conta das cores das roupas dos mascarados, do boi e dos cabeçudos. Sem contar que a bandinha faz a animação do cortejo. Por meio das danças e representações também contamos a história de como surgiu o boi. É muito bom perceber o interesse e o entusiasmo de todos com a cultura do nosso estado”, frisa Viegas. 

Confira a programação de 22 anos da Estação das Docas nesse sábado e domingo e programe-se:

Sábado (14)
No sábado, dia 14, o Pagode das meninas alegra o público do complexo a partir das 18h e segue o show até às 20h, também na orla, entre os armazéns 1 e 2. 

Com show eclético e para todas as idades, o Pagode das Meninas valoriza o talento e o empoderamento feminino através da música, além de trazer uma apresentação super animada e interativa com o público, passeando por canções que marcaram o samba e pagode, releituras e também canções atuais. 

“A expectativa para o show é de muita alegria, será o primeiro show do Pagode das Meninas na Estação das Docas, lugar maravilhoso e de grande importância turística e cultural na nossa cidade”, declara Juliana Franco, cantora e violonista do Pagode das Meninas.


Domingo (15)
No domingo, 15 de maio, será a vez da cantora Maria Show, agitar a Estação com uma apresentação estilo Baile, tocando músicas de todos os estilos e para todos os gostos. O show ocorrerá de 18h às 20h, na orla entre os armazéns 1 e 2, encerrando a programação de aniversário em grande estilo. 

“É  um prazer fazer parte dessa programação, representando, de certa forma, os diversos artistas que passaram pelo complexo durante esses 22 anos de funcionamento. No show, tocamos diversos estilos da música paraense como o carimbó, a lambada, o brega, o merengue e a guitarrada e ainda, outros ritmos brasileiros. A expectativa é a melhor possível para essa apresentação, e o público pode esperar muita alegria. É um show para dançar”, conta Maria Show. 

Além da programação musical a Estação das Docas oferece em um só lugar uma variedade de restaurantes e lanchonetes para os mais variados paladares, onde também não faltam opções para bons drinks. O mix de lojas e barracas permitem a escolha de ótimos presentes e lembranças do Estado do Pará, bem como os 500 metros de Orla completam a programação com um passeio e belíssima vista para a Baía do Guajará.

O Restaurante Zio Cuccina é o mais recente no mix gastronômico da Estação, e comemora, pela primeira vez, o aniversário do complexo.  “Comemorar os vinte e dois anos da Estação sendo parte do seu mix gastronômico que é reconhecido em todo país é motivo de orgulho para nós. Estamos muito felizes, empolgados com nossa operação aqui, em um dos maiores e mais visitados complexos turísticos do Pará. Esperamos fazer parte da história desse local daqui para frente e comemorar ainda muitos anos junto à Estação das Docas”, frisa Reinaldo Barbosa, gerente do Zio Cuccina. 

Desde que foi fundada, no ano 2000, a Estação das Docas é administrada pela Organização Social Pará 2000, por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Turismo.

“Estamos muito satisfeitos em poder oferecer ao público essa programação de aniversário da Estação das Docas, um local tão apreciado por todos. De alguma forma, a história de cada cidadão de Belém tem um capítulo que se passa na Estação. Nada mais justo do que comemorar, junto ao público, esses vinte e dois anos do complexo. Nossa expectativa é de que todos aproveitem, tomando os devidos cuidados, já que ainda estamos em uma pandemia. É um momento de celebração e também de orgulho desta gestão, que, junto ao governo do Estado, não mede esforços para manter um dos maiores cartões postais do Pará em pleno funcionamento, com toda sua beleza e potencial turístico” declara Ruan Rocha, presidente da Organização Social Pará 2000, que administra a Estação das Docas. 


SERVIÇO
PROGRAMAÇÃO 22 ANOS DA ESTAÇÃO DAS DOCAS
Local: Orla, entre os armazéns 1 e 2. 
Entrada franca

Sábado - 14 de maio de 2022
18h às 20h - Pagode das meninas 

Domingo - 15 de maio de 2022 
18h às 20h - Apresentação Maria Show

Texto: Beatriz Santos/Ascom OS Pará 2000