Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA

Usina da Paz em Abaetetuba se destaca como polo de cidadania na Região de Integração do Tocantins

Unidade faz parte da estratégia estadual que já soma 26 complexos entregues e mais de 12 milhões de atendimentos em todo o Pará

Por Giovanna Abreu (SECOM)
17/04/2026 08h00

Após um pouco mais de um ano da entrega da Usina da Paz de Abaetetuba, Josenice Góes, 67 anos, moradora do município, celebra a participação em mais de 30 cursos ofertados pelo complexo comunitário e ressalta que encontrou na UsiPaz mais do que um espaço de aprendizado: também um local de acolhimento, bem-estar e transformação. “A Usina é tudo para mim. Se eu não venho para cá, eu fico doente. Termino um curso e entro em outro. Sinto como se eu estivesse em casa nesse espaço, que tanto me faz bem”, comemora. 

Cada vez mais, a Usina da Paz de Abaetetuba, no Nordeste paraense, se consolida como um dos principais equipamentos públicos de promoção da cidadania na Região de Integração Tocantins, ao transformar a realidade de cerca de 160 mil moradores do município, com acesso gratuito a serviços essenciais e oportunidades de desenvolvimento social. Em um ano, a UsiPaz já realizou mais de 230 mil atendimentos, com a oferta de mais de 70 serviços em áreas estratégicas como saúde, educação, cidadania, qualificação profissional, cultura, esporte e lazer. 

“A Usina da Paz de Abaetetuba reforça seu papel na transformação social, com serviços gratuitos que fortalecem a cidadania e ampliam oportunidades para a população. Este é um equipamento público que traduz o compromisso do governo do Estado com a inclusão, a cidadania e a construção de um futuro mais justo para a população de Abaetetuba”, destaca a titular da Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac), Marilda Braga.

Estrutura
Localizada na Rodovia Dr. João Miranda, no portal de acesso à zona urbana de Abaetetuba, a Usina da Paz conta com uma estrutura moderna, ampla e acessível. O complexo dispõe de espaços equipados para atendimentos médicos e odontológicos, emissão de documentos, cursos profissionalizantes e assistência social, além de ambientes voltados ao esporte e à cultura, como ginásio poliesportivo, piscina, teatro, salas de dança, bibliotecas, salas de informática, estudos e gastronomia, além de praça coberta e áreas de convivência.

A confeiteira Roberta Ribeiro, 37 anos, já participou de cursos e oficinas de gastronomia na usina e conta que após as qualificações, passou a trabalhar com mais segurança e técnica. “As formações têm sido fundamentais para o aperfeiçoamento profissional e pessoal dos participantes. Aprendi novas receitas e aprimorei habilidades que eu já tinha, o que contribuiu muito para o meu crescimento enquanto confeiteira. A oferta gratuita de cursos como gastronomia e informática, que eu já fiz na usina, é muito importante, porque beneficia inúmeras famílias do município, especialmente as de baixa renda”, destaca. 

Usinas
A iniciativa integra o programa Territórios Pela Paz (TerPaz), política pública do governo do Estado voltada à inclusão social e à redução da violência. O programa registra a entrega de 26 complexos, sendo seis localizados na capital (Jurunas/Condor, Guamá, Terra Firme, Bengui, Cabanagem e Icoaraci/Outeiro) e outros 20 distribuídos entre a Região Metropolitana de Belém e municípios do interior. Desde a entrega da primeira UsiPaz, em 2021, já foram realizados mais de 12 milhões de atendimentos em todo o Estado.

Outras Usinas da Paz seguem em construção nos municípios de Ananindeua (segunda unidade, no bairro Distrito Industrial), Santa Izabel do Pará, Redenção, Santarém, Viseu, Breves, Dom Eliseu, Portel, Parauapebas (segunda unidade), Óbidos, Salinópolis e Tomé-Açu.