Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROGRAMAÇÃO

Evento no Ophir Loyola discutirá impacto da enfermagem no cenário pós-pandêmico

Em meio a celebrações ao Dia do Enfermeiro, hospital anuncia agenda científica, cultural e social voltada aos servidores da instituição

Por Governo do Pará (SECOM)
12/05/2022 22h28

Aliar conhecimentos técnico-científicos avançados ao atendimento e cuidado integral e humanizado. A enfermagem é fundamental nos processos que envolvem o restabelecimento da saúde do paciente. Neste 12 de maio, dia dedicado a homenagear esses profissionais, o Hospital Ophir Loyola (HOL), por meio do Centro de Suporte de Enfermagem (CSE), anuncia a realização, nos dias 16, 17 e 19, de evento científico referente à 83º Semana Brasileira de Enfermagem, da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn). 

A enfermeira Ivanir do Nascimento é uma das intensivistas que cuidam de pacientes do Centro de Terapia Intensiva. A servidora conta que foi na instituição que aprendeu a lidar com os desafios da profissão. “Estou no Ophir desde 2011. Eu fiz a residência em terapia intensiva aqui e me tornei staff. Tenho este lugar como a minha segunda casa. Trabalhei em outros hospitais, mas nunca deixei o Ophir, pois aqui é a minha paixão. Tudo o que eu sei como enfermeira eu devo a este lugar”, afirmou.

Há 13 dias internado no HOL, Edilson Brito, de 62 anos, não poupa elogios quando fala sobre os profissionais do cuidado. “Ninguém gosta de ficar doente, mas quando a gente fica, a gente gosta de ser bem recebido. Graças a Deus, o tratamento aqui foi muito bom, fiz muitas amizades e converso bastante com todos os enfermeiros e técnicos. Eu peço a Deus que eles continuem humildes, atenciosos, porque para trabalhar com o público tem que ter carisma. E todos que me atenderam tinham. Que Deus dê muita saúde para eles”, afirmou o idoso, enquanto aguardava a notícia da alta.

Origem

A inglesa Florence Nightingale (1980-1910) representa um marco na enfermagem moderna. É creditada a ela a criação da data, 12 de maio. Voluntária na Guerra da Crimeia (1853-1856), a italiana desenvolveu métodos para o tratamento de doentes e feridos daquele conflito. Tais técnicas foram aperfeiçoadas com o avanço do conhecimento científico e esmero de profissionais.

No Brasil, a pioneira na profissão foi Anna Nery (1814-1880). A baiana aprendeu noções de enfermagem com freiras e aplicou os saberes durante a Guerra do Paraguai (1864-1870). Reconhecida como a “Mãe do Brasil”, Anna faleceu em 20 de maio de 1880. As datas de nascimento de Florence e de morte de Anna marcam a Semana da Enfermagem. Período no qual se parabeniza ainda auxiliares e técnicos da área.

Serviço - Eventos científicos-acadêmicos, culturais e sociais são uma praxe nas celebrações da Semana Brasileira. Agenda criada com o Decreto 48.202/60, pelo então presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek. No Ophir Loyola, a programação gratuita é direcionada aos profissionais da casa de saúde e busca promover discussões acerca do contexto pós-pandêmico, bem como deve instigar os servidores a proposições de ideias que promovam melhorias no serviço.

Texto: Ellyson Ramos/Ascom Hospital Ophir Loyola