Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEMANA DE ENFERMAGEM

No Dia internacional da Enfermagem, Santa Casa valoriza trabalho de mais de mil profissionais

A maior maternidade da capital conta com 1.253 desses profissionais, entre técnicos e enfermeiros.

Por Governo do Pará (SECOM)
12/05/2022 16h00

Enfermeiros e técnicos reunidos na abertura da Semana de Enfermagem da Santa Casa“Os enfermeiros de técnicos são muito cuidadosos e atenciosos com o meu sobrinho, estão sempre observando como ele está, dão os medicamentos nos horários corretos e também são acessíveis para tirar as nossas dúvidas”, declara Sandriele Souza, tia de Weverson de Souza, 12 anos, que há 12 dias está internado na UTI pediátrica da Santa Casa, em Belém.

As características citadas pela acompanhante de Weverson fazem parte do perfil dos profissionais de enfermagem da UTI pediátrica e de outros setores da Santa Casa. Uma equipe de 1253 profissionais, entre enfermeiros e técnicos, qualificada para prestar uma assistência de excelência e preocupada com o bem estar dos pacientes, como ressalta o enfermeiro intensivista Marcelo Williams.

O paciente Werverson é assistido pela técnica de enfermagem Marcilene Abreu“A enfermagem é muito mais que uma profissão, ela é um compromisso social onde por meio da nossa força de trabalho, nós conseguimos proporcionar uma trabalho humanizado, pautado em ciência, resgatando e respeitando a dignidade do ser humano, pensando nos princípios éticos e bioéticos e no respeito à vida”, define o enfermeiro.

Respeito à vida que a técnica de enfermagem Marcilene Abreu, que há 14 anos trabalha na Santa Casa, vê transformado em gratidão quando uma criança recobra a saúde e pode voltar para casa.

“A gente busca ser além de profissional, ser amigo e ser parceiros dos pais na recuperação. Me deixa muito feliz ver as nossas crianças saírem de alta, saírem bem. Ver as mães agradecidas pela saúde dos seus filhos”, afirma Marcilene.

Semana de Enfermagem

Técnicos e enfermeiros na UTI da Santa Casa debatem os desafios da profissão em evento temáticoDos 1.253 profissionais de enfermagem da Santa Casa, 835 são técnicos de enfermagem como Marcilene e 418 enfermeiros como Marcelo Williams.

Em homenagem à categoria, de hoje ao dia 21 de maio, a Santa Casa realiza uma ampla programação alusiva a Semana de Enfermagem 2022 que tem como tema: "Enfermagem, a voz que lidera, respeita e ama por meio do conhecimento".

A gerente geral de enfermagem do hospital, Benedita Martins, ressalta o objetivo da celebração da semana voltada aos enfermeiros e técnicos.

“Essa é uma oportunidade que a Santa Casa tem de reconhecer, agradecer e incentivar seus profissionais na missão diária de cuidar da saúde das pessoas gerando conhecimento. Isto é de fundamental importância para estimular o fazer científico, crítico, reflexivo e humanizado, de forma cada vez mais qualificado”, afirma a gerente.

A programação da semana é composta de dinâmicas, palestras, mesas redondas e lives com temas que ressaltam o protagonismo, a ciência e as novas tecnologias no exercício profissional.

Texto: Etiene Andrade/Ascom Santa Casa