Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCLUSÃO SOCIAL E ECONÔMICA

Seaster realiza seminário de fortalecimento da política de segurança alimentar e nutricional

Foram abordados o Auxílio Inclusão Produtiva Rural, do programa Auxílio Brasil, e o MapaSan, a ferramenta de pesquisa para políticas públicas na área da alimentação

Por Camila Santos (SEASTER)
12/05/2022 08h06

Público do Seminário promovido pela Seaster em parceria com a Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional do ParáA Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda, em parceria com a Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional do Pará (Caisan-PA), realizou um seminário, nesta quarta-feira (11), sobre o Auxilio Inclusão Produtivo Rural. O evento no auditório da Faculdade Integrada Brasil Amazônia (Fibra), contou com orientações sobre o Mapeamento de Segurança Alimentar e Nutricional (MapaSan 2022).

O Auxílio Inclusão Produtiva Rural é um benefício complementar ao programa Auxílio Brasil do governo federal, que pagará um valor mensal de R$ 200,00 às famílias que tenham em sua composição agricultores familiares. O primeiro pagamento será realizado ainda em dezembro. O incentivo pode ser acumulado a outros benefícios e será pago por até 36 meses. 

Já o MapaSan é uma iniciativa de pesquisa da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar Nacional, em parceria com as câmaras e conselhos estaduais e municipais, que participaram do processo de planejamento, execução e divulgação dos resultados.

Trata-se de uma ferramenta de pesquisa com o objetivo de coletar regularmente informações para o aprimoramento da gestão do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), além de contribuir para a qualificação da gestão da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, seja na esfera federal, estadual ou municipal.

“Queremos mudar o mapa da insegurança alimentar no Estado através do trabalho que nós estamos realizando desde 2019. Só em 2020, foram implementados oito milhões do antigo programa de aquisição de alimentos, que foram transformadas em cestas de alimentos doadas para as famílias em situação de vulnerabilidade. Ainda queremos fazer muito mais. Desejo que vocês aproveitem este evento, que os técnicos sejam os responsáveis por este preenchimento do mapa e que juntos possamos garantir que a segurança alimentar e nutricional seja uma prioridade”, destacou a diretora de segurança alimentar da Seaster, Nazaré Costa. 

A adesão do município ao MapaSan é voluntária e a sua participação contribui no fortalecimento e no aprimoramento de políticas públicas que visem à garantia do direito a uma alimentação adequada em todo o território nacional.

“É sempre muito bom estarmos, cada vez mais, buscando aprendizado, capacitação, principalmente quando se refere a garantia da segurança alimentar e nutricional da população do nosso estado, dos nossos municípios. Eu, representando o meu município, agradeço por estar aqui e espero que possamos avançar juntos rumo a uma sociedade melhor”, reforça a secretária de assistência social de Concórdia, Eliseth Paiva.