Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO E SEGURANÇA PÚBLICA

Central Sentinela do Detran flagra carro roubado em Salinópolis

A irregularidade do veículo foi registrada pela Central, o que possibilitou que os agentes em ronda abordassem o condutor

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
10/05/2022 16h40

Um motorista foi flagrado dirigindo um carro roubado na PA-141, que dá acesso ao município de Salinópolis, na região nordeste do estado. O episódio ocorreu na noite desta segunda-feira (9), próximo à entrada da cidade de São João de Pirabas. A irregularidade do veículo foi flagrada pela Central de Controle de Operações Viárias – Sentinela, instalada no posto de fiscalização do Departamento de Trânsito do Estado (Detran). Após o flagrante do Sentinela, os agentes em ronda abordaram o condutor e constataram que se tratava de uma caminhonete roubada e com a numeração adulterada. 

Após a abordagem, o veículo foi conduzido para a delegacia para as providências cabíveis. Implantado em 2021, o sistema de videomonitoramento do Detran tem por objetivo tornar o trânsito mais seguro com o uso da tecnologia, monitorando o fluxo de veículos nos municípios onde está instalado - rodovia BR-316, do km 0 ao 18, e rodovias estaduais que cortam aproximadamente 80 municípios. 

A PA-124, em Salinópolis, e a PA-391, em Santa Bárbara, são as vias com a maior incidência de veículos roubados registrados pelo Sentinela. Um levantamento do Detran mostra que até fevereiro deste ano, 67.596 veículos roubados ou furtados foram identificados pelas câmeras de videomonitoramento. A maioria foi devolvida ao dono após registro policial pelos agentes de segurança. 

"As ferramentas que compõem o Sentinela são importantes para que possamos balizar o nosso trabalho nas diversas áreas da segurança viária, especialmente a fiscalização, à medida que monitoram o trânsito, mostrando onde há necessidade de intervenção dos nossos agentes", analisa o diretor técnico-operacional do Detran, Bento Gouvêa.