Seduc realiza programação alusiva ao Dia das Mães
Mais de 500 servidoras participaram de uma das mais tradicionais comemorações do calendário brasileiro
A palavra “mãe” é repleta de múltiplas definições e quase todas fazem referência ao amor incondicional aos seus filhos, seja por meio do carinho, dedicação, paciência ou preocupação. Para celebrar a importância daquelas que geram a vida pelo ventre ou pelo coração, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) preparou, nesta sexta-feira (6), uma programação especial em alusão ao Dia das Mães.
O evento foi realizado na Associação dos Servidores da Seduc (Asseduc), no bairro Parque Guajará, em Belém, e reuniu mais de 500 servidoras lotadas no prédio-sede da instituição e nas escolas da rede pública estadual. No local, houve um culto ecumênico, seguido de um café da manhã especial e, também, foram disponibilizados serviços de saúde, estéticos, comercialização de artigos de beleza, aulas de danças, sorteios, jogos e diversas brincadeiras.
Foto: Rai Pontes / Ascom SeducVale ressaltar que dos mais 36 mil servidores efetivos da Seduc, cerca de 24 mil são do sexo feminino. Dessa forma, a iniciativa faz parte das ações promovidas pela Coordenadoria de Assistência ao Servidor (CAS), vinculada à Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas (Sagep), e se constitui em um momento para fortalecer as relações coletivas, por meio de atividades que buscam garantir promoção à saúde, o bem-estar físico e mental, a valorização e o empoderamento de cada profissional da educação.
“Quero parabenizar nossas mãezinhas da Seduc por esse dia tão especial e dizer a cada mulher que a maternidade é, sem dúvida nenhuma, um grande papel. Parabéns a você, mãe educadora, que trabalha nas equipes técnico-pedagógica, secretarias, que é do administrativo ou atuam no serviço de apoio e que faz todo tipo de serviço dentro desta grande secretaria que tem uma alma extremamente feminina. Que Deus abençoe todas vocês e que este domingo possa ser celebrado com muito amor, saúde e alegria, esse dia tão especial, dedicado às mães”, destacou a secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga.
Foto: Rai Pontes / Ascom SeducPROTAGONISMO
De acordo com a secretária adjunta de Ensino da Seduc, em exercício, Regina Celli Alves, comemorar o Dia das Mães é de grande relevância. “Na Seduc, quase 80% do quadro de servidores é composto por mulheres. Desse total, acredito que 60% sejam mães, daí a importância de celebrar esse momento, até porque a gente passa a maior parte do nosso tempo no trabalho, se dedicando à educação paraense. Portanto, esta festa foi organizada com muito carinho e representa mais uma vez a valorização e cuidado que temos com nossos servidores, especialmente neste caso, com as mulheres”, enfatizou.
A professora de Educação Física, Mílvia O’ de Almeida, não esconde a felicidade em ver que a atividade física pode proporcionar bem-estar e alegria às mães. “Apesar das inúmeras funções dentro e fora de casa, quando a gente se coloca à disposição para fazer uma atividade física, recebemos o benefício de hormônios que geram o bem-estar no nosso organismo. Isso a gente não pode deixar de lado em um momento desse, numa confraternização tão importante e que a Seduc promoveu esse momento não só de alegria, mas de qualidade de vida para todas as mães servidoras”, afirmou a educadora.
Foto: Rai Pontes / Ascom SeducSegundo a responsável pela Coordenadoria de Assistência ao Servidor (CAS), Larissa Castro, outras ações de bem-estar e saúde já estão sendo planejadas para o decorrer de 2022. “Nós planejamos esse evento com todo o carinho para as mães da Seduc e hoje, estamos disponibilizando serviços de saúde, estética, atividades físicas e muita dança. Com certeza, o Dia das Mães é uma data que toca muito as pessoas, seja quem perdeu a sua ou quem é atualmente. Portanto, é um período especial, muito emotivo e desde já informamos que este é apenas o início de uma série de ações que ainda iremos desenvolver com as nossas servidoras”, frisou.
SOLIDARIEDADE
Durante a programação, também foi realizada uma campanha de doação de frascos para o banco de leite da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP). Os recipientes são essenciais para o correto armazenamento do leite materno que é doado à unidade hospitalar e para atender aos critérios sanitários, era fundamental que fossem frascos de vidro com a tampa plástica rosqueável.
Vale ressaltar que a campanha continua permanentemente na FSCMPA e para ajudar basta entrar em contato pelos seguintes canais:
Telefone: (91) 4009-2212 / 0375 / 2311
WhatsApp: (91) 98423-9845
Site: santacasa.pa.gov.br ou bombeiros.pa.gov.br