Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Mães são homenageadas no Espaço Acolher do Hospital Ophir Loyola

Programação comemorou o Dia das Mães, celebrado no domingo (8), com música, aulas de automaquiagem, entre outras ações

Por Governo do Pará (SECOM)
05/05/2022 14h20

Aulas de automaquiagem, aromaterapia, corte de cabelo, escova, música e distribuições de lenços, toucas e brindes. Tudo foi organizado com carinho pelas equipes assistenciais do Hospital Ophir Loyola, em parceria com o voluntariado da instituição, durante a programação alusiva ao Dia das Mães realizada na segunda-feira (2) e nesta quinta-feira(5), no Espaço Acolher. A celebração da data buscou promover o bem-estar e a valorização da autoimagem das pacientes e acompanhantes.

Desde 2020, o Espaço Acolher é utilizado como estratégia de enfrentamento ao câncer e transforma o ambiente terapêutico, tornando-o mais divertido, descontraído e humanizado. “As mulheres, em especial as mães, transmitem sentimentos de aceitação, tristeza, resignação, otimismo, fé e esperança diante de todo o tratamento. E, nós, enquanto equipe multiprofissional, buscamos organizar um momento de enaltecimento da autoimagem dessas pacientes e fomentar a alegria, a leveza, a valorização e o empoderamento”, ressalta Rayssa Imbiriba, coordenadora de Humanização.

Esse cuidado também é prioridade para a assistente social Eulália Martins, que atua na quimioterapia. “O tratamento oncológico gera um rotina muito cansativa, tanto para  os enfermos quanto para os acompanhantes. Então mudar o cenário reduz a tensão e colabora  para um tempo de permanência mais agradável durante a espera pelo atendimento  e possibilita a socialização entre essas mulheres”, afirmou. 

Hozana Arruda, 55 anos, descobriu o câncer de mama há três anos. Após o tratamento, a doença desapareceu e recebeu alta. Mas, este ano, o tumor maligno reapareceu em outros órgãos, fazendo com que retornasse ao tratamento. Toda essa circunstância despertou nela o desejo de se dedicar a ajudar outras pacientes que passam pela mesma situação. Atualmente, ela se dedica à Organização Não Governamental (ONG) “Amor em Fios”, seção Pará, e faz questão de ajudar nas programações.

“As vindas ao hospital para dar seguimento ao meu tratamento, levaram-me a conhecer o Espaço Acolher, desde então procuro participar de todas as atividades. E por meio do trabalho social na ONG, faço a doação de lenços, toucas e perucas para as demais pacientes do Ophir Loyola. As doações de cabelos são enviadas ao estado do Paraná e retornam em forma de perucas para as pacientes do hospital”, contou Hozana.

Quem também usufruiu da programação foi a paciente Elizabete Santos, que reside  no município de Rondon do Pará. Ela aproveitou para participar da aula de automaquiagem e renovar o visual com corte de cabelo. “A gente se sente mais feliz e bonita. Estou me sentindo uma outra pessoa, maravilhosa", disse.

Natural da Ilha do Marajó, o servidor Anderson Paixão se voluntariou para se dedicar a levar alegria através da música para as mães presentes. “São 21 anos cantando e tocando teclado. Lá na minha cidade, eu já era voluntário em escolas, igrejas e abrigos. Hoje, é a primeira vez que trago o meu outro trabalho como músico para cá e me sinto muito feliz de trazer felicidade aos pacientes”, disse o servidor.

Além da música e das doações, a atividade contou com a presença das consultoras e maquiadoras,que estavam presentes para oferecer maquiagens e elevar a autoestima das pacientes. “Há seis anos nós realizamos o trabalho voluntário aqui no HOL. É gratificante participar e ver o brilho no olhar das pacientes após a maquiagem, fazer com que se sintam bonitas”, contou Liliane Silva, consultora de beleza.

*Texto de Viviane Nogueira (Ascom Ophir Loyola)