Palestra vai expor novo modelo de gestão no Parque Estadual do Utinga
Uma área protegida ambientalmente por lei dentro de Belém e com potencial para se tornar um grande espaço turístico, com novas estruturas disponíveis ao público, será tema de palestra na penúltima edição deste ano do projeto Quinta Ambiental, realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e que abordará as “Perspectivas do novo modelo de gestão do Parque Estadual do Utinga”, nesta quinta-feira, 23, no auditório da secretaria dentro do parque.
A Diretoria de Ordenamento, Educação e Descentralização da Gestão Ambiental (Diored) promove o evento, que ocorre mensalmente, para debater assuntos de importância socioambiental por meio de palestras, com ênfase à educação ambiental. A última reunião da Quinta Ambiental, em 2017, ocorrerá no dia 14 de dezembro.
O palestrante desta Quinta Ambiental será o gerente do Parque do Utinga, veterinário Júlio Meyer, do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-bio). A ação é voltada para os servidores do órgão ambiental, estudantes universitários e à sociedade civil.
A população encontrará no novo espaço pistas reformadas com pavimentação adequada para caminhadas, corridas, ciclistas e utilização de patins e skates, além de um Centro de Visitação com auditório, área de alimentação, banheiros, novas trilhas e um amplo estacionamento. Outras dependências, visando o conforto do público, serão encontradas nessa área de 1.340 hectares, com grande diversidade de flora e fauna, inclusive várias espécies de peixes.
Unidade de Conservação criada em 1993 para preservar ecossistemas, biodiversidade e os lagos Bolonha e Água Preta, que abastecem parte de Belém e de Ananindeua. O incentivo à pesquisa, à educação ambiental e ao turismo ecológico também está definido no decreto de criação do Parque Estadual do Utinga.