Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ABRIL LARANJA

Operação da Polícia Civil do Pará reforça prevenção à crueldade contra os animais

A ação integrada ofereceu consulta, vacinação e castração aos animais, e informação e atendimento aos tutores e representantes de abrigos

Por Matheus Rocha (SEAC)
30/04/2022 14h14

Paula Tavares levou Lili para consulta com veterinário e aprovou a iniciativaA Polícia Civil do Pará, por meio da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), realizou neste sábado (30), a partir de 07 h, a “Operação Abrigacão”, alusiva ao Abril Laranja, mês de prevenção à crueldade contra animais. O evento, que contou com o apoio de diversos órgãos, ocorreu na Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho, em Belém, oferecendo serviços de castração e vacinação, consultas com veterinários, ações de educação ambiental, atendimento psicossocial e orientações para tutores e representantes de abrigos.

Equipe que atuou na operaçãoDurante a manhã, dezenas de pessoas compareceram ao espaço com seus animais. Entre elas estava a estudante Paula Tavares, que levou a cachorra Lili para consulta. Ela disse que a ação é importante porque “promove o bem-estar animal e alerta para os cuidados que nós temos que ter com nossos bichinhos”.

A servidora Lana Adrieli de Almeida levou sua gata, Zaya, que foi vacinada pela primeira vez, aos seis meses de idade. “Eventos como este são muito importantes, pois ajudam os donos no controle da vacinação. Peço que mais eventos deste tipo sejam realizados, para que os donos possam fazer o tratamento correto e cuidar melhor dos animais”, ressaltou a tutora.Lana Adrieli e Zaya: vacinação em dia

Além de cuidados com a saúde animal, a equipe técnica e os psicólogos da Diretoria de Atendimento ao Servidor (DAS), da Polícia Civil, atenderam tutores e representantes de abrigos de animais.

Campanha - Abril é o mês dedicado a combater a crueldade contra todos os animais. A campanha Abril Laranja enfatiza que todo animal é protegido por lei e tem direito a tratamento gentil e respeitoso.

O delegado-geral da Polícia Civil do Pará, Walter Resende, reforçou que a instituição está à frente do movimento de proteção aos animais, e que ações como esta são fundamentais para que a sociedade possa ser informada sobre o assunto. “Esta é uma ação integrada a várias ações unidas à Demapa. Fazemos um apelo à sociedade para proteger nossos animais e não permitir maus-tratos. Essa é nossa bandeira. Que os animais tenham cada vez mais o carinho e a proteção que merecem”, acrescentou o delegado-geral.Delegado-geral Walter Resende: não permitir maus-tratos

Titular da Demapa, o delegado Waldir Freire também destacou a importância de denunciar crimes contra animais. “A Polícia Civil tem o canal Disque-Denúncia, o 181. É muito importante para que as pessoas destinem as informações sobre possíveis crimes de maus-tratos e abandonos contra animais. Os animais fazem parte da natureza e devem ser protegidos”, reiterou Waldir Freire.