Cosanpa recebe representantes de 14 empresas de saneamento do Brasil para debater sobre gestão empresarial
Foto: DivulgaçãoA Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) sediou, pela primeira vez, a reunião da Câmara Técnica de Gestão Empresarial da AESBE – Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento. O evento, que aconteceu nesta sexta-feira (29), tem como objetivo a interação e troca de experiências das empresas de Saneamento de todo o Brasil para a melhoria nos serviços de tratamento de água à população.
O encontro tem a participação de 14 empresas estaduais. Durante o dia o evento foi dividido em duas partes. Os gestores da área do saneamento visitaram a maior Estação de Tratamento do Pará, a Estação de Tratamento de Água do Bolonha, onde conheceram desde a logística, captação, tratamento e distribuição de água. Já pela parte da tarde, os participantes se reuniram na sede da Companhia para discutir cases de sucessos em gestão empresarial.
Foto: DivulgaçãoPara Dante Ragazzi Pauli, Superintendente de Planejamento Integrado da Sabesp e Coordenador da Câmara de Gestão Empresarial, o objetivo é discutir como fazer gestão e como melhorar a gestão das empresas.
O presidente da Companhia de Saneamento do Estado do Pará, José de Angelis, enfatizou a importância do encontro no Estado. “É de extrema importância essa experiência, pois além do aprendizado, entendemos a maneira de fazer saneamento em outros estados”, afirmou.
O economista e representante da Cosanpa na Câmara Técnica de Gestão Empresarial da AESBE, Roberdan Duarte, ressaltou que “é fundamental que haja essa socialização de informação, é um parâmetro que deve sempre seguir, tudo é experiência”, pontuou.
"É a primeira vez que venho à Belém, e a ETA Bolonha tem mais ou menos o mesmo padrão da nossa ETA descoberta em Brasília em volume de produção de água, com algumas diferenças pontuais no sistema de produção de água. Por isso é importante a gente conhecer ”, disse Pedro Cardoso Santana Filho, presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal sobre a ETA Bolonha.
Foto: DivulgaçãoFilipe Alcioni, Assessor de Planejamento da Companhia de Saneamento de Santa Catarina, CASAN, afirmou que o evento é muito importante porque é possível aprender com os participantes sobre os desafios de saneamento do Brasil, principalmente agora com a atualização do marco do saneamento.
Durante o encontro, os participantes falaram da estrutura do setor em suas Companhias, projetos e resultados já aplicados em outras regiões.
Além da COSANPA, as empresas que participaram do evento foram: AESBE, AGEPISA, CAER, CAERD, CAESB, CAGEPA, CASAN, CEDAE, COPASA, COSAMA, DESO, EMBASA, SABESP, SANEATINS.