Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Projeto Usina da Paz leva alunos Escola Estadual Nagib Coelho para o Parque Utinga

Por Aldirene Gama (SEDEME)
28/04/2022 18h38

Uma turma com 26 alunos do 6º ano da Escola Estadual Nagib Coelho Matni, no bairro do Sideral, participou de ações de educação ambiental, no Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”, na manhã desta quinta-feira (28). As atividades fazem parte do Projeto Conecta Parque do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), realizado no âmbito do Projeto Usina da Paz (UsiPaz) do Governo do Pará.

As ações do projeto são realizadas em dois momentos: o primeiro ocorre na Usipaz, com a realização de palestras educativas, exibição de vídeo educativo sobre o meio ambiente, além de visitação ao viveiro de mudas instalado na área externa do espaço. O segundo consiste na visita monitorada no Parque do Utinga.

Durante a atividade monitorada, os estudantes participaram de passeio ciclístico, passeio na trilha Patauá, com 765 metros e percurso estimado de 35 minutos. O passeio na trilha foi guiado pelo condutor de Turismo de Aventura, Paulo Escudeiro, que durante o percurso, apresentou aos estudantes diversos tipos de vegetações, espécies de cipós e suas utilidades, abordagens educativas sobre a importância da preservação do meio ambiente para a sobrevivência de todos os seres vivos que moram nele, além de instruções de sobrevivência em mata fechada.

O estudante Victor Gabriel da Silva, 11 anos, que visitava o parque pela primeira vez, disse que estava encantado com a beleza da floresta.

Segundo a coordenadora do projeto do Conecta Parque, Wanessa Grangeiro, trabalhar a pauta ambiental dentro e fora do ambiente escolar é fundamental para mudança de hábitos e valores, que impliquem em uma melhora na qualidade de vida das pessoas e resultem em uma verdadeira transformação social, que beneficie a todos. O projeto proporciona aos estudantes o contato direto com a natureza, sua fauna, flora e hidrografia, através das nossas Unidade de Conservação. “Uma forma de reforçar que a preservação e conservação do meio ambiente é responsabilidade de todos", disse a coordenadora

Ainda no Parque, os estudantes conheceram também o Memorial dos Povos Originários da Amazônia Verônica Tembé, localizado na Casa da Mata. Os alunos conheceram a origem do nome do espaço, que faz homenagem à primeira cacica entre os Tembé - Teneteghara, além do acervo de peças de origem indígenas, de diversas etnias suas utilidades e simbologia, em exposição no memorial.

A diretora da escola, Sandra Batista, enfatizou que os professores e estudantes receberam com muito entusiasmo o convite realizado pela Usina da Paz da Cabanagem, proporcionando aos alunos do 6º ano, da turma 602, participar da ação ambiental. Ela destacou que a escola está desenvolvendo um projeto interdisciplinar, cujo tema abordado é a Amazônia. Nossos professores de língua portuguesa, história e estudos amazônicos estão acompanhando a visitação, e durante o passeio estão reforçando os conteúdos ministrados em sala de aula. A visita ao parque do Utinga foi bastante oportuna, estamos conciliando o passeio na trilha com conteúdos ministrados sobre meio ambiente, reforçando a importância da preservação e conservação dos recursos naturais. O governo do Estado está de parabéns pela construção das Usinas da Paz, que essa parceria que inicia com essa primeira turma de se estenda a outras de nossa escola.

Os estudantes também foram acompanhados pelos professores Franciléia Pauxi, de História e Estudos Amazônicos; Jucilene Nascimento, de Língua português, e também do condutor de turismo, Flávio Santos.

O Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna funciona das 6h às 17h, de segunda-feira a domingo, com exceção de terça-feira, quando é fechado para manutenção.