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SAÚDE PÚBLICA

Santa Casa investe em treinamentos para segurança de pacientes

Os eventos abordam metas da segurança, como a identificação correta do paciente, melhora da comunicação, entre outros fatores

Por Governo do Pará (SECOM)
28/04/2022 10h26

Profissionais da Fundação Santa Casa participam de treinamento para aprimorar a segurança de pacientesA Fundação Santa Casa do Pará iniciou o treinamento com simulação realística e notificação em tempo real, de servidores envolvidos direta ou indiretamente na assistência a pacientes do hospital. O evento acontece nos turnos da manhã, tarde e noite e será encerrado nesta quinta-feira (28).

A enfermeira, Regina Bastos, integrante da Assessoria de Gestão de Qualidade e Segurança da Santa Casa, uma das administradoras do treinamento, destaca a importância do ‘abril pela segurança’. “É o mês do marco legal, é o mês que trata da portaria 529, quando foi formalizada e virou lei dentro das instituições de saúde, e a Santa Casa logo respondeu a esse marco legal, inscrevendo o seu comitê de segurança e enviando no prazo exigido pela Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária), o seu plano de segurança ao paciente, em abril de 2013”.

Regina Bastos diz que a temática ‘notificação é um compromisso de todos’, surgiu por conta da avaliação do desempenho do operacional, quando o servidor sinalizou que necessitava de capacitação em notificação. E notificar é apontar para a gestão, qual é o setor, qual é a situação que está precisando de foco da gestão. Porque é um setor que precisa de capacitação, de monitoramento nas várias situações da segurança do paciente.Equipes da Fundação Santa Casa em treinamento

“Eu tenho desde atraso em exames, ou defeito de equipamento, ou até mesmo o ambiente que não estão adequados iluminação e piso. Tudo isso pode ser notificado. A gente notifica o que pode causar danos ao paciente ou que tem risco de danos. Essa notificação é digital, ela é anônima, e confidencial, isto é garantido pelo sistema que adotamos. O servidor pode se identificar se ele quiser, mas ele não deve citar nomes na notificação, pela questão ética. Ele tem que apontar o processo que precisa ser melhorado”, reforça a enfermeira.

Metas da Segurança - No treinamento são abordados seis tópicos: 1. Identificar o Paciente Corretamente; 2. Melhorar a Efetividade da Comunicação; 3. Melhorar a Segurança dos Medicamentos de Alta Vigilância; 4. Garantir a Segurança nos Procedimentos Cirúrgicos; 5. Higienização das Mãos; e a sexta meta que se subdivide em: Reduzir o Risco de Lesão por Pressão e o Risco de Queda.        

“O público alvo são os servidores que prestam assistência ou que dão apoio à assistência ao paciente. Buscamos com esse treinamento atingir desde o administrativo até a alta gestão. Temos diversas situações em um cenário de simulação realística e cada um notifica o que identifica ser mais importante em seu processo de trabalho e é fundamental para a instituição e é inclusive um sinal de maturidade da cultura de segurança e que se notifique cada vez mais”, destaca Regina Bastos.

O técnico de enfermagem, Fernando de Araújo, que atende pacientes na hemodiálise pediátrica, participou do treinamento e considerou a atividade importante para qualificar o atendimento aos pacientes.

“Isso aumenta a segurança e a qualidade do atendimento que nós prestamos aos pacientes, pois reforça informações que nos ajudam a evitar erros, como por exemplo a checagem da data de nascimento, o nome completo do paciente e da mãe, a identificação da pulseira e outras situações que são reproduzidas aqui na simulação realística”, detalha o técnico.

*Texto da Ascom Santa Casa