Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OBRAS PÚBLICAS

Obras no estádio Olímpico 'Mangueirão' chegam a 68% de serviços executados

Os serviços estão sendo executados de forma célere e com a garantia de segurança e conforto para os espectadores paraenses

Por Lilian Guedes (PC)
28/04/2022 18h35

As obras de reconstrução e modernização do Estádio Olímpico do Pará Jornalista Edgar Proença, o Mangueirão, chegaram a 68% dos serviços executados. Gerenciados pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), os serviços seguem dentro do cronograma previsto e com todas as frentes de trabalho em execução. Com um efetivo de cerca de 1,2 mil funcionários trabalhando em três turnos, a obra segue no ritmo previsto e de forma célere. 

Atualmente, está sendo tratada a parte das infiltrações e a impermeabilização da cobertura para que possa ser executado o telhado. A primeira etapa da área do gramado foi concluída, recebendo serviços de drenagem subterrânea e irrigação para que seja lançada a camada de aterro e nos próximos dias iniciar a plantação da grama “bermuda celebration”. Além disso, a pista de atletismo também já recebe os cuidados necessários, bem como a construção de novas rampas, liberação de vomitórios (rampas que dão acesso às arquibancadas), que já foram alargados e rebaixados.

A compra de equipamentos como o placar eletrônico, a nova iluminação, poltronas, cadeiras de arquibancada e cadeiras cativas, por exemplo, já está em processo de aquisição. O secretário de obras do Estado, Ruy Cabral, destaca a celeridade e cumprimento do cronograma para que o maior e mais importante palco do futebol paraense seja reaberto e receba importantes eventos. 

“Caminhamos no ritmo certo e célere para que os prazos sejam todos cumpridos. Todo o cronograma, bem como o andamento das obras e os serviços em execução, estão sendo acompanhados pela equipe técnica da Sedop. Estamos com um efetivo de mais de mil trabalhadores no canteiro de obras, nos três turnos. Compromisso que nós temos com o torcedor paraense e esperamos que, até final de setembro, o estádio seja reaberto para a realização desses eventos”, disse o titular da secretaria de obras. 

Além dos serviços internos, a Secretaria de Desenvolvimento e Obras Públicas também trabalha na ampliação do estacionamento que terá sua capacidade duplicada, expandindo de 1,4 mil para 3 mil vagas disponíveis para veículos.

O projeto em execução atende a todos os padrões exigidos pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), para proporcionar à população a oportunidade de prestigiar grandes e importantes eventos de nível nacional e internacional, com segurança, conforto e funcionalidade.