Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVIDÊNCIA

Governo do Estado entrega agência do Igeprev em Altamira, no Xingu

A agência vai suprir a demanda dos segurados do regime de previdência residentes na Região de Integração

Por Cácia Medeiros (IGEPPS)
27/04/2022 13h54

Atendimento na nova agência do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev) em AltamiraO governador Helder Barbalho realizou a entrega da agência do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev) em Altamira, na tarde desta quarta-feira (27). A agência vai suprir a demanda dos segurados do regime de previdência do Pará residentes na Região de Integração do Xingu.

Além de Altamira, a região do Xingu abrange os municípios de Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu.

A unidade de Altamira é a quarta agência do Instituto no interior. A primeira, em Castanhal, foi aberta em dezembro de 2021. A segunda, em Abaetetuba, foi entregue no dia 1º de abril; e no dia dia 20, deste mês, foi entregue a unidade de Santarém.

A nova agência do Igeprev na travessa Raymundo de Paula Marques, nº 269, no bairro Centro, de Altamira“Nós estamos em um processo de descentralização da estrutura do Igeprev e do Iasep para que sejam estruturas com maior agilidade e, consequentemente, atendimento de melhor qualidade aos nossos servidores públicos. Assim, nossos órgãos podem garantir melhor atenção à nossa população, sem mais precisar que os processos sejam enviados daqui da região para a capital. Agora, tudo acontecendo aqui e, com isso, temos uma resposta mais rápida ao usuário”, afirmou o governador.

Na agência, serão ofertados os mesmos serviços disponibilizados na sede do Igeprev, na capital. “Os segurados da região do Xingu poderão vir diretamente à agência de Altamira e solicitar emissão de cédula C, auxílio funeral, fazer juntada em processos que já tramitam no Instituto, dentre outros serviços. Isso faz com que os nossos processos tenham mais celeridade”, afirma a gerente regional do Igeprev, Renata Garcia.

Localização

A nova agência está localizada na travessa Raymundo de Paula Marques, 269, bairro Centro, ao lado da Câmara Municipal. O atendimento ao público funciona das 8h às 15h. Os serviços precisam ser previamente agendados, pelo call center (91) 3217.7037 e (91) 3182.3500, (que também funciona como WhatsApp), ou pelo site do Instituto.

O atendimento no Igeprev é das 8h às 15h Ao todo sete colaboradores estão lotados na unidade, que tem 261m². O edifício foi adaptado para receber pessoas com mobilidade reduzida. A estrutura tem quatro guichês, três salas para atendimentos em psicologia, assistência social e perícia médica, além de auditório para 14 lugares e duas salas para o Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep).

Xingu

A região de integração abrange a porção central do Pará, ocupando a maior parte da bacia do rio Xingu dentro desse estado e estendendo-se desde as margens do rio Amazonas até a divisa do Pará com o Estado de Mato Grosso.

De acordo com a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), o Xingu tem cerca de 400 mil habitantes. Altamira é o maior município do País, em extensão territorial, com 159.533,306 km². A população do município, de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 117.320 habitantes, o que o coloca na 12ª posição, nesse quesito, no Estado. 

Projeto de interiorização

A abertura da unidade em Altamira atende às determinações do Plano de Expansão do Igeprev, que tem como objetivo descentralizar os atendimentos realizados em Belém.

“A abertura de agências no interior supre demandas de regiões que têm extrema relevância econômica e social, mas que antes esquecidas pelas gestões do Estado. Além das agências, as três Unidades Móveis do Instituto já percorreram mais de 40 municípios, em uma demonstração de respeito aos segurados do regime de previdência do Pará”, avalia o presidente do Igeprev, Giussepp Mendes.

Para 2022, ainda estão previstas as entregas das unidades do Igeprev em Capanema, Marabá e Paragominas.

*Texto de Augusto Rodrigues (Ascom Igeprev)