Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

TerPaz Itinerante realiza mais de 11 mil atendimentos na região do Araguaia

Por Roberta Vilanova (SESPA)
26/04/2022 17h18

O Projeto TerPaz Itinerante concluiu, nesta terça-feira (26), no município de São Geraldo do Araguaia, o percurso pelos dez municípios da Região do Araguaia levando diversos serviços de saúde, alcançando a marca de 11.312 atendimentos. A realização foi do governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

O primeiro município visitado foi São Félix do Xingu, com 644 procedimentos realizados, seguido de Tucumã (1.084), Xinguara (936), Conceição do Araguaia (982), Redenção (273), Cumaru do Norte (1.041), Santana do Araguaia (1.593), Santa Maria das Barreiras (2.207), Eldorado dos Carajás (1.066) e São Geraldo do Araguaia (1.486).

Segundo a coordenadora do projeto pela Sespa, Alessandra Amaral, o objetivo foi levar serviços aos municípios que ainda não tinham sido contemplados pelo TerPaz Itinerante. “Como esse tipo de ação deu muito certo no auge da pandemia de covid-19 e percebemos que há uma demanda nos municípios do interior por serviços de saúde, decidimos levar para essas populações os serviços que já são garantidos pelo Programa Territórios pela Paz (TerPAz), à população da Região Metropolitana de Belém. Como nosso governador  diz, “estaremos por todo o Para”, explicou.

Durante a ação em cada município, foram oferecidas triagens com técnicos em enfermagem e enfermeiros; consultas médicas, atendimentos odontológicos; testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), sífilis e hepatites B e C, além da vacinação contra a covid-19, a gripe (Influenza), contra o sarampo, rubéola e caxumba, doenças graves que são evitadas com a vacina Tríplice Viral. E ainda dispensação de medicamentos prescritos na ocasião, palestras educativas sobre cuidados com a saúde bucal e escovação supervisionada.

“As pessoas com deficiência também puderam se cadastrar para receberem cadeiras de rodas e ter acesso às carteiras de passe livre”, acrescentou Alessandra Amaral.

“É gratificante chegar, no último dia, e perceber que contribuímos para o acesso da população a atendimento médico e medidas preventivas que melhoram a qualidade de vida das pessoas”, disse Alessandra Amaral, que faz um balanço positivo de todo o trabalho realizado ao longo desses dez dias.