Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGROPECUÁRIA

Governo do Pará fortalece ações da Adepará no Marajó com entrega de lanchas

Por Governo do Pará (SECOM)
25/04/2022 18h13

A Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) recebeu nesta segunda-feira (25), durante a inauguração do Terminal Hidroviário de Curralinho, na Ilha de Marajó, três novas embarcações para auxiliar o trabalho dos fiscais estaduais agropecuários que atuam nas ações de fiscalização realizadas pela Agência.

Foram entregues duas lanchas para as ações de fiscalização e defesa sanitária no arquipélago, uma para Curralinho e outra para Portel. Além dos dois municípios do Marajó, também foi contemplado com uma lancha o município de Cametá, no baixo Tocantins, nordeste do Estado. Cada uma das três novas lanchas comportam seis pessoas e possuem motor de 40HP de potência.

A Regional de Breves controla nove municípios da Ilha do Marajó e a maioria das propriedades onde são realizados os procedimentos de defesa sanitária ficam situadas em locais onde o acesso só é possível pelos rios da região.

De acordo com o gerente regional da Adepará de Breves, José Wanderlei dos Santos Oliveira, as novas lanchas são fundamentais para a efetiva fiscalização e inspeção agropecuária nessa região do Marajó, chamada região de floresta, onde o transporte se dá especificamente por via marítima. "Não temos rodovias nem estradas que ligam as cidades e essas lanchas vão ajudar no deslocamento das equipes e beneficiar as nossas principais atividades, como a vacinação contra a febre aftosa, vigilância animal e vegetal nas propriedades, fiscalização e inspeção sanitária e o combate a doenças e pragas”.

Investimentos - A Agência de Defesa Agropecuária atua para garantir a segurança no consumo de produtos agropecuários, preservação do meio ambiente e a competitividade do agronegócio paraense. Os investimentos do governo na Agência proporcionam melhor estrutura para chegar às propriedades mais distantes, atendendo a todos os produtores rurais e garantindo uma produção livre de pragas.

O diretor da Adepará, Jamir Macedo, enfatiza que as lanchas fazem parte do programa de reestruturação que vem ocorrendo na Adepará e de um projeto maior que é tornar a Agência uma referência agropecuária na região norte do Brasil. “Com as lanchas oferecemos melhores condições de trabalho aos nossos colaboradores e fortalecemos o serviço de defesa agropecuária em todo o estado. Agradeço o apoio de cada servidor que não mede esforços para que o planejamento focado na reestruturação da nossa Agência possa acontecer. Tenho consciência de que temos um caminho longo a seguir e muito a conquistar, mas com união e comprometimento de cada servidor conseguiremos nosso objetivo, que é ser referência em defesa agropecuária na região Norte e no Brasil. E, portanto, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do setor agropecuário, com abertura de novos mercados, geração de empregos e renda para o povo paraense”. 

A inauguração do Terminal Hidroviário de Curralinho e a entrega de equipamentos para fortalecer as ações dos órgãos que atuam na região contou com a participação de autoridades locais, entre elas o deputado estadual Dr. Jacques Neves, responsável pela emenda parlamentar que destinou recursos para a aquisição das embarcações entregues à Adepará. 

O prefeito de Curralinho, Cleber Edson dos Santos Rodrigues, ressaltou a importância dos investimentos para o desenvolvimento do município. "O Marajó é uma região de municípios muito pobres e sem a parceria com o governo seria difícil desenvolver essa parte da Ilha. Me sinto feliz e honrado em poder contar com essa parceria que vai beneficiar o transporte de cargas e passageiros em todo Marajó. A presença do governador hoje aqui é muito significativa porque vai ao encontro da necessidade do nosso povo”.

O governador Helder Barbalho destacou as melhorias em diversas áreas que foram feitas em Curralinho por meio de programas de governo nas áreas de educação, saúde, habitação, segurança pública e defesa sanitária. “Queria cumprimentar o time da Adepará que tem atuado na inspeção sanitária em todo o estado. Hoje, entregamos novas embarcações para ajudar na assistência técnica rural para os produtores de Curralinho, Portel e Cametá”.  

Helder Barbalho também frisou a importância da instalação da primeira base fluvial estruturada para fazer a segurança do Marajó, que vai fortalecer as ações integradas. “Essa base fluvial estruturada com presença das polícias civil e militar, com lancha blindada, helicóptero e Bombeiros, vai ficar ali no distrito de Antônio Lemos próximo a Breves porque lá que passa toda embarcação que vem do amazonas, do Amapá, de Aantarém no rumo de Belém e vamos ter uma estrutura física fluvial para, efetivamente, estar mais próximo e cuidar da segurança pública de todo o Marajó”, finalizou o governador.

Texto: Rosa Cardoso - Ascom/Adepará