Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO PÚBLICA

Seduc promove aperfeiçoamento profissional para dirigentes escolares da 1ª USE

O evento tratou das rotinas administrativas e pedagógicas das unidades para o ano letivo de 2022

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
19/04/2022 18h49

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu nesta terça-feira (19) uma atividade de aperfeiçoamento profissional para os diretores e vice-diretores das 24 escolas da 1ª Unidade Seduc na Escola (USE). Com o tema “Gestão em Ação”, o evento tratou das rotinas administrativas e pedagógicas das unidades, e deu continuidade à política de estudos coletivos, que consta do plano de atividades programadas para o ano letivo de 2022. A 1ª USE coordena escolas da rede pública estadual nos bairros do Umarizal, Sacramenta, Telégrafo, Maracangalha, Val-de-Cães e Pratinha, em Belém.O evento reuniu diretores e vice-diretores das 24 escolas da 1ª Unidade Seduc na Escola

O encontro ocorreu no auditório da Escola Estadual São Vicente de Paulo, no bairro do Umarizal, em Belém, e proporcionou debates sobre a atribuição da direção segundo o regimento das escolas públicas paraenses; dinâmicas de interação e socialização de saberes e fazeres na perspectiva dialógica; palestras a respeito da gestão de conflitos no ambiente educacional; a troca de experiências com relatos e práticas exitosas dos dirigentes escolares, entre outras ações.

Gestora Juliana Lourinho: "criar rotina de trabalho'De acordo com a gestora da 1ª USE, Juliana Lourinho, o evento surgiu após visitas às escolas, quando foi constatada a necessidade de espaços mais organizados e informados. “A ideia dessa ação é criar uma rotina de trabalho em nossas unidades escolares. Assim que os pais e alunos chegarem às escolas, eles já vão saber qual é o cardápio do dia, em todos os turnos. A organização na parte administrativa também faz parte desse processo, como a limpeza das escolas e o planejamento do corpo docente, para que todo o trabalho de implementação dos projetos, principalmente quando precisamos executar um trabalho de intervenção pedagógica junto aos nossos alunos, esteja muito bem alinhado”, destacou Juliana Lourinho.

Ela frisou, ainda, que essa organização vai garantir que a comunidade se sinta acolhida. “Não tenho dúvidas que tudo isso vai refletir no processo de ensino-aprendizagem dos nossos estudantes, até porque alunos bem alimentados e orientados adequadamente com certeza aprendem muitos mais. Portanto, nosso foco com essa organização do ‘Gestão em Ação’ é, justamente, promover a melhoria educacional”, complementou a gestora.

Aprendizado - “Trabalho na direção escolar há mais de 10 anos e nunca tinha participado de uma formação como essa. A formação é de suma importância, porque vem tirar muitas dúvidas que nós tínhamos e, além das palestras, estamos recebendo diversos materiais que vão subsidiar ainda mais o nosso trabalho diário nos espaços de aprendizagem”, ressaltou a diretora da Escola Estadual Pratinha II, Amélia Araújo.Amélia Araujo, diretora da Escola Pratinha II

Já para a diretora da Escola Estadual Prof. Renato Pinheiro Conduru, Aliete Monteiro, a formação é de grande valia. Ela, que agradeceu a iniciativa da 1ª USE, disse que “está sendo um momento único, de muita troca de experiências. A gente está reaprendendo, apesar de já sabermos de todos esses encaminhamentos, mas que vai contribuir bastante para melhorar a gestão das nossas escolas”.