Unidade de Acolhimento Temporário ampliará serviços às pessoas com HIV/Aids
Cerca de 30 profissionais da Unidade de Acolhimento Temporário (UAT), participaram, nesta quarta-feira (29), no auditório da Uredipe, de um treinamento sobre teste rápido de HIV, Hepatite e Sífilis, aconselhamento em HIV, hepatite B e C e sífilis; e testes específicos para pessoas que vivem com HIV/Aids. O objetivo foi preparar a equipe de técnicos para a implantação de novas rotinas dentro das atividades da UAT, que terá um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e um Posto de Coleta de Exames Específicos, que são fundamentais para pacientes de HIV/Aids.
A enfermeira e diretora da UAT, Andréa Rocha, informou que, com 15 anos de funcionamento, a Unidade funcionava, até o momento, apenas como espaço de acolhimento e apoio aos pacientes de HIV/Aids que estão aguardando consultas, procedimentos e até leitos hospitalares em Belém. “Muitas vezes a família não consegue permanecer com o paciente no domicílio e ele fica conosco”, disse Andréa. “Para isso, a UAT dispõe de 16 camas de repouso para adultos e quatro para crianças, assim como equipe multidisciplinar para o acompanhamento dos pacientes”, acrescentou.
A diretora disse a UAT terá um CTA, onde a população terá acesso aos testes rápidos de HIV, hepatites B e C e sífilis; e um Posto de Coleta de Exames Específicos como CD4, CD8 e Carga Viral e teste tuberculínico (PPD), que são necessários para o tratamento das pessoas que vivem com HIV/Aids. “No mês de setembro, vamos ajustar a estrutura física da Unidade e a previsão é que as novas atividades comecem a funcionar em meados de outubro”, informou Andréa.
Com carga horária de oito horas, o treinamento abrangeu os seguintes assuntos: “Teste Rápido para Detecção do HIV, Hepatite B e C e Sífilis”, ministrado pela psicóloga Marília Magalhães e pelo farmacêutico-bioquímico Marcos dos Santos; “Aconselhamento em HIV, Hepatite B e C e Sífilis”, pela assistente social Andréia Miranda, “Relato de Experiência em Aconselhamento”, pela assistente social Sandra Araújo; “Teste Tuberculínico (PPD), pela enfermeira Luciane Lisboa; e “Técnicas para coleta de Exame de CD4, CD8 e CV, pela farmacêutica-bioquímica Leila Sena.
Serviço:
A Unidade de Acolhimento Temporário (UAT) fica na Av. Generalíssimo Deodoro, 536, entre Antônio Barreto e Domingos Marreiros.