Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
METEOROLOGIA

Nevoeiro causa baixa visibilidade na cidade e atrai atenção dos moradores de Belém

O fenômeno pode persistir nos próximos dias, favorecido pelo período de chuvas da região amazônica

Por Aline Saavedra (SECOM)
19/04/2022 12h25

A formação de um denso nevoeiro em Belém tem chamado a atenção da população da cidade. O fenômeno meteorológico pouco comum pôde ser observado na capital paraense desde a madrugada de segunda-feira (18) e persistiu nas primeiras horas desta terça-feira (19). A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) explica que esse fenômeno restringe a visibilidade de forma parcial ou total e, sem grande previsibilidade, pode ocorrer em qualquer época do ano, preferencialmente durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã.

O Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico da Semas esclarece que o fenômeno necessita de condições favoráveis, como umidade atmosférica relativa acima de 90%, para ocorrência da condensação de umidade próxima ao solo.

Nesses primeiros dias da semana, segundo os meteorologistas da Semas, a capital do Pará apresentou as condições ideais para a formação do nevoeiro a partir de uma hora da manhã de segunda-feira (18), com umidade relativa em 100%. Essa condição foi mantida durante toda a madrugada do mesmo dia. A saturação ocorreu novamente na terça-feira, causando a densidade que repetiu a formação do nevoeiro em Belém. O nevoeiro pode persistir nos próximos dias, favorecido pelo período de chuvas da região amazônica.

O coordenador do Núcleo de Hidrometeorologia da Semas, Saulo Carvalho, explica que o nevoeiro é causado pelo excesso de umidade que o ar não consegue absorver e essa umidade a mais, que é encontrada no nível da superfície, é saturada e acaba condensando, como acontece no processo de formação de nuvens. Em outras palavras, o nevoeiro é uma nuvem formada próxima à superfície.

"Esse fenômeno, geralmente, restringe a visibilidade e, principalmente, é um perigo para a navegação aérea, terrestre e marítima. Ele acontece em todas as regiões do Pará sempre quando há esse excesso de umidade aliado a uma temperatura relativamente baixa, dependendo da região. Acontece também quando a noite anterior faz um tempo sem nuvens, consideradas noites claras, e também contribui com ausência de ventos no momento do fenômeno. Apesar de não muito comum, esse fenômeno ocorre preferencialmente durante o período chuvoso aqui na região. Então, é sempre possível de acontecer até final de maio, início de junho, e ocasionalmente ele aparece em períodos quando não há muita ocorrência de chuva”, pontua.