Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AVANÇO

Nova Enfermaria São Roque entra em reta final de obras para receber usuários na Santa Casa

Novo espaço irá comportar 20 leitos, sendo um de isolamento, e se destinará a receber pacientes masculinos de clínica médica i

Por Governo do Pará (SECOM)
18/04/2022 12h40

Conforto, modernidade, segurança e melhor atendimento: esses são alguns dos pilares que norteiam a execução das obras que estão sendo realizadas no espaço físico da Fundação Santa Casa do Pará, em sua área centenária, e que seguem em ritmo intenso na enfermaria São Roque.

A enfermaria, que fica no cruzamento da rua Oliveira Belo com a travessa 14 de março, estava desativada há alguns anos, e terá 20 leitos, sendo um de isolamento, e se destinará a receber pacientes masculinos de clínica médica, informa a diretora técnico assistencial Norma Assunção.

Paulo Neto, engenheiro da Fundação Santa Casa que acompanha o andamento dos serviços, diz que os trabalhos realizados no antigo Pavilhão São José, onde funcionarão a nova Enfermaria São Roque e a Casa da Gestante, já apresentam percentual de execução em mais de 70% das obras.

Em relação à vedação das dezenas janelas venezianas do século passado que fazem parte da enfermaria, o engenheiro disse que será aplicado espuma nas frestas para manter a temperatura da central de ar condicionado ideal, em toda a área da enfermaria.

Além da "São Roque", que fica na parte superior, está sendo reconstruída, na parte inferior, a área que será o espaço Casa da Gestante, uma espécie de alojamento acolhedor para mães em tratamento na Santa Casa, com 10 quartos, refeitórios, consultórios de apoio, redário, área de serviço, entre outros. O investimento é de cerca de 1,5 milhão de reais.

Marcelo Frota, gerente de infraestrutura da Santa Casa, relata que a execução dessas obras é um desejo antigo tanto dos servidores quanto dos usuários e que está sendo concretizado na atual gestão.

“A modernização, especialmente, com o novo sistema de refrigeração com filtragem, é adequada para evitar contaminações, assim como a inclusão de leitos de isolamentos nas enfermarias, que passam a ter banheiros independentes adaptados para pessoas com deficiência. Utilizamos telhas ecológicas termoacústicas que têm maior durabilidade. Esses são exemplos dos cuidados que estão sendo tomados durante toda a obra, que vai fortalecer o trabalho de referência feito aqui”, destaca Marcelo.  

Texto: Ascom FSCMP