Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Via sacra marca a Sexta-feira da Paixão entre os pacientes de câncer do hospital Ophir Loyola

Acompanhantes, pacientes e servidores da instituição percorreram as 14 estações que retratam o sacrifício de Jesus, desde sua condenação até o sepultamento

Por Leila Cruz (HOL)
15/04/2022 13h04

No jardim externo do Ophir Loyola, profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes rememoram a 1ª estação da Via SacraNa manhã desta sexta-feira (15), em ocasião da celebração da Sexta-Feira da Paixão de Cristo, o Hospital Ophir Loyola (HOL) realizou a Via Sacra para os pacientes oncológicos, acompanhantes e servidores. Promovida pelo Grupo de Guardas do Hospital, em parceria com o Frei Martinelly Martins, o evento religioso possibilitou aos enfermos o exercício da espiritualidade e da religiosidade, que influenciam positivamente na saúde biopsicossocial durante o enfrentamento do câncer.

Cada uma das 14 estações da Via Sacra foi feita em uma clínica de internação com a participação dos profissionais de saúde, que entoaram hinos e intercederam pelos doentes, refletindo a cada parada sobre os momentos pelos quais os pacientes estão passando e associando a episódios da Paixão de Cristo retratados nos Evangelhos.

"A Via Sacra é o percurso de Jesus Cristo subindo a Jerusalém para sofrer a paixão, a  morte e a ressurreição. No Ophir Loyola tem um significado especial, porque os doentes, sobretudo os oncológicos, são aqueles que configuram diariamente a aflição vivenciada pelo nosso senhor Jesus Cristo. E, depositam nele, a esperança de uma vida melhor e do milagre da cura”, afirmou Frei Martinelly.

Cada uma das 14 estações da Via Sacra foi feita em uma clínica de internação com a participação de pacientes e familiaresMarília Esquerdo, 52 anos, mora no município de Inhangapi, nordeste do Pará, e acompanha a amiga Fabiane Duarte, 38 anos.  "Hoje, estive conversando com a 'Ane', falei para ela que nós estamos vendo pessoas que estão passando por situações que nunca imaginaram. Creio que foi a mesma situação vivenciada por Jesus, e a angústia que Maria sentiu ao ver o filho naquele sofrimento. A Semana Santa representa muito para nós, e vivenciar essa manifestação de fé dentro do hospital traz um afago para o coração da gente, é muito importante”, disse  a acompanhante. 

As amigas Fabiane Duarte (paciente) e Marília Esquerdo (acompanhante) fizeram questão de participar da celebração religiosa

Para Fabiane, a programação teve um significado muito especial. “A Via Sacra representa muito para os cristãos, representa tudo aquilo em que acreditamos, a força da fé, a crença e confiança em Jesus que padeceu na cruz para nos libertar de todo o mal. É a minha segunda sessão de quimioterapia, e estou confiante na minha cura”, declarou, emocionada, a paciente em tratamento contra o câncer de mama.

Auxiliar de serviços gerais terceirizada, Regina Santos faz parte da coordenação do Grupo de Guarda HOL e, juntamente com os demais membros, desenvolve um trabalho humanizado em prol daqueles que mais precisam. “É um momento muito forte de espiritualidade. O nosso maior desejo é que eles possam esperar em Cristo e saiam daqui vitoriosos. Por isso, nós, profissionais de todas as áreas, assistenciais ou não, organizamos atividades para que sintam-se acolhidos nesse aspecto tão importante para o ser humano, a expressão da fé”, garantiu.