Operação Semana Santa mobiliza mais de mil agentes de segurança em ações integradas
Em Salinópolis e em Mosqueiro, as forças de defesa social trabalham em centros de comando e controle que monitoram e coordenam as intervenções policiais
No portal de Mosqueiro, agentes da Segurança Pública atentos ao movimento de entrada e saída da ilha, nesta PáscoaTranquilidade e segurança são objetivos da Operação Semana Santa, deflagrada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e demais órgãos em 38 localidades do Estado do Pará. Nesta Sexta-feira Santa (15), equipes das órgãos de segurança atuaram, ostensivamente, em balneários, praias e locais de grande atração do público, que busca aproveitar o final de semana prolongado.
Com efetivo de mais de mil agentes, o trabalho integrado consistirá nos próximos dias em policiamento ostensivo, aplicação de sanções administrativas em situações de infração, atuação nas estradas do Estado e a fiscalização dos termos do decreto 2044 sobre o passaporte vacinal e o uso de máscaras em ambientes fechados. Em Salinópolis, nordeste paraense, por exemplo, uma reunião com os representantes dos órgãos foi realizada para alinhamento operacional.
Em Salinas, o Centro Integrado de Comando e Controle reúne os agentes de diferentes órgãos para alinhar as ações durante a operação Em Salinópolis, está instalado um Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) para reunir as forças e deliberar as principais ações. A integração tem sido a chave principal para o êxito da operação, destaca o representante da Segup, coronel Glauco Maia. "Conforme a nossa diretriz operacional, no feriado da Semana Santa, os órgãos do Sistema de Segurança Pública (SIEDS) estão aqui reunidos para trabalhar de forma conjunta e integrada junto aos principais balneários. Serão ações realizadas diuturnamente ao longo dos próximos dias. Tivemos agora pela manhã um brieffing com as equipes que devem se reunir, combinar as áreas de atuações, pontuar, que a gente chama de ajuste fino", explica.
Em Salinas, o coronel Glauco Maia à frente do trabalho integrado O trabalho das forças, aliado a uma baixa movimentação, garantiu uma manhã tranquila na faixa de areia para quem aproveitava o dia ensolarado com a família e amigos, como na praia do Atalaia, por exemplo.
REGIÃO METROPOLITANA
Em Mosqueiro, na Região Metropolitana de Belém, que também atrai muitas pessoas a fim de aproveitar o descanso e a diversão no feriado, a Segurança Pública também está presente com um Centro de Comando, em parceria com a Guarda Municipal de Belém, situado no Caramanchão do Chapéu Virado. De lá, as equipes monitoram toda a atividade na ilha e, em caso de alguma ocorrência, acionam as equipes de rua para atendimento à população. Outras localidades como Outeiro e a Ilha de Cotijuba também recebem reforço no policiamento e ações de fiscalização.
A operação Semana Santa reúne agentes do Departamento de Trânsito (Detran-PA), Polícias Militar e Civil, Grupamento Fluvial (Gflu), Corpo de Bombeiros Militar, Centro Integrado de Operações (Ciop), Disque Denúncia, Polícia Científica do Pará (PCE), Guarda Municipal de Belém, entre outros órgãos que atuarão de forma integrada.
A escala integrada da Operação conta com 468 agentes da Polícia Militar, 203 Policiais Civis, 334 Bombeiros Militares, além de Agentes do Detran, Grupamento Fluvial, Guarda Municipal de Belém, entre outros órgãos que atuarão em conjunto.
*Texto de André Macedo (Ascom / Segup)