Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AVANÇO

Estado conclui primeira etapa de implantação da Hemodinâmica no Regional de Marabá

Nessa primeira fase de funcionamento, mensalmente, serão realizados mais de 100 procedimentos cirúrgicos

Por Caroliny Pinho (SESPA)
15/04/2022 11h07

O Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, concluiu na última quinta-feira (14), a primeira etapa de implantação do setor de hemodinâmica na unidade, que será referência para mais de 1,2 milhão de pessoas de 22 municípios da região. Nessa primeira fase foi concluída toda a estrutura física do espaço e, ainda, a instalação de equipamentos, orçados em mais de R$ 7 milhões de reais,  investimento direto do Governo do Pará, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sespa).

"O investimento nessa região é estratégico, pois atende muitos municípios ao redor e isso significa mais paraenses tendo acesso aos serviços de saúde já em curto prazo. Nossa preocupação é atender com qualidade, principalmente em especialidades que historicamente precisavam de atenção”, afirma o secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho.   

Com entrega prevista em breve, serão realizados nessa etapa procedimentos de cardiologia, como cateterismo cardíaco com cineoangiocoronografia, cateterismo de ablação de focos de arritmias, mais estudo eletrofisiológico, anomalias congênitas, angioplastia cardíaca com stent, além de implantes de marca-passo definitivo.  

Ao todo serão realizados, mensalmente, nessa primeira fase de funcionamento, mais de 100 procedimentos cirúrgicos que irão beneficiar pacientes que teriam que se deslocar até Belém para realizar o tratamento. O equipamento de hemodinâmica instalado no HRSP  é um dos mais modernos do país e irá assegurar uma grande variedade de parâmetros para os procedimentos intervencionistas minimamente invasivos de alta complexidade na área cardiológica.

Aos cardiologistas intervencionistas, o equipamento irá oferecer menus simples, touchscreen, que permitem controlar a maioria das funções do sistema, como configurar o equipamento, modificar parâmetros de aquisição de imagem, manusear aplicativos avançados de controle do posicionamento da mesa com movimentação longitudinal e lateral totalmente motorizada, suave e precisa em várias velocidades.

"A implantação do serviço de hemodinâmica em Marabá será uma das maiores conquistas da medicina nos últimos anos na região, pois irá salvar muitas vidas. Iremos agora realizar treinamentos constantes com nossa equipe para que no mês de maio já possamos fazer o primeiro procedimento", explicou Valdemir Girato diretor hospitalar do HRSP.