Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Semas capacita profissionais em Marabá e Conceição do Araguaia

Software Agrotag e Cadastro Ambiental Rural foram temas das capacitações

Por Aline Saavedra (SECOM)
14/04/2022 21h15

Quase 50 profissionais do município de Conceição do Araguaia, entre servidores que desenvolvem suas atividades na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e alguns representantes da Secretaria de Agricultura e meio ambiente local participaram da capacitação sobre a análise do Cadastro Ambiental Rural e também puderam conhecer o software Agrotag. A capacitação aconteceu no auditório da Universidade do Estado do Pará (UEPA), nesta quarta-feira, 13. A ação faz parte da Política de Atuação Integrada de Territórios Sustentáveis. 

A política de Territórios Sustentáveis integra o Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA) e tem o objetivo de viabilizar o desenvolvimento socioeconômico no Estado. A política foi instituída pelo Decreto Estadual nº 344, de 10 de outubro de 2019, para contribuir, em âmbito estadual, com os compromissos globais de desenvolvimento sustentável – Contribuição Nacionalmente Determinadas (NDC, sigla em inglês) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Na segunda-feira, 11, a capacitação ocorreu em Marabá, no plenário da Câmara Municipal, tendo como público-alvo servidores da Emater e de Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente, que integram a região do TS Tocantins composta pelos municípios de Redenção, Itupiranga, Jacundá, Brejo Grande Araguaia, Nova Ipixuna, Palestina do Pará, São Domingos do Araguaia, Piçarra e São Geraldo do Araguaia. No local, a capacitação foi o instrumento para nivelar o conhecimento para aqueles que ainda não haviam recebido a capacitação. 

De acordo com Hamilton Ferreira de Souza Neto, Técnico em gestão de Meio Ambiente e responsável pela capacitação dos técnicos parceiros do Territórios Sustentáveis em Agrotag Pará, conhecer as ferramentas é fundamental. “O sistema integrado AgroTag Pará e plataforma WebGis são as ferramentas oficiais de inserção e monitoramento de informações dos produtores rurais e propriedades participantes da Política de Atuação Integrada de Territórios Sustentáveis, portanto é de extrema importância capacitar quem está na ponta,  em campo coletando essas informações, no uso do aplicativo e da plataforma para o bom andamento da política e o acesso dos produtores rurais ao benefícios da política”, afirmou.

Ele acrescenta ainda os benefícios trazidos com a tecnologia que proporcionam a descentralização e a presença dos que estão na ponta, “As ações têm alcançado os objetivos, a presença expressiva dos técnicos nas capacitações têm demonstrado o interesse das instituições em fazer parte da política e levar aos produtores rurais a mão do governo e  contemplando o pequeno produtor rural e familiar com os benefícios da política”, completou.

Participaram da programação informativa Emanuel Lucas Lima, que explanou sobre a Política do TS, Larisse Fernanda Pereira de Souza, que fez a apresentação do CAR e Carlos Kleiton da Silva Rodrigues que participa de todas as capacitações para ser um multiplicador como supervisor, todos vinculados à Semas. 

Gerenciamento - A plataforma Agrotag possibilita o gerenciamento das propriedades, onde é possível trabalhar com o produtor desde o dia em que começa a ser atendido pela política, e durante toda a sua trajetória. Na ferramenta estão informações de produção e renda, por exemplo, que proporcionam uma atuação muito mais eficiente e personalizada, além de oferecer segurança de dados e a união da rede de parceiros que o TS agrega. A ferramenta é resultado de uma parceria bem sucedida com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O “Territórios Sustentáveis” é um programa integrado, que tem coordenação da Semas. Fazem parte do grupo de execução do projeto o Instituto de Terras do Pará (Iterpa), Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PA).