Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

HC antecipa Páscoa de crianças em tratamento cardiológico

Equipe multiprofissional da Clínica Pediátrica do Hospital Gaspar Vianna promove o lúdico como recurso terapêutico para garotada

Por Marcelo Leite (COSANPA)
12/04/2022 16h00

Clarilene com o filho, JosiasEntre as diferentes interpretações dadas à Páscoa, a crença por uma nova chance de vida é uma das mais presentes. Foi com essa esperança e com fé estampada na máscara que a dona de casa, Clarilene Ribeiro, acompanhou o filho Josias, 7 anos, na tradicional celebração pascal promovida pela Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC) para crianças em tratamento cardiológico.

Moradora da Ilha do Murutucum, na região das ilhas de Belém, Clarilene vive a expectativa pela cirurgia do filho marcada para esta semana. Para ela, além de levar alegria para o filho, a celebração simbólica vem como alento no tratamento. “Foi um momento muito interessante. Ele ficou feliz e eu também por todas as crianças que ficam esse tempo todo aqui. É um momento de celebração e de alegria. Apesar de tudo, temos que ter fé que tudo vai ar certo”, contou Clarilene.

Organizada pela equipe multiprofissional da Clínica Pediátrica, a celebração desta e de outras datas de forma lúdica é um recurso terapêutico adotado com objetivo de promover o bem-estar de pacientes e acompanhantes e a humanização do tratamento, por meio da transformação do período de hospitalização com algo mais próximo possível do ambiente externo e familiar.  

“A promoção de atividades lúdicas é de grande importância e a Páscoa é um momento de união e esperança para que nossas crianças consigam bons resultados em seu tratamento cardiológico” explica a psicóloga Tatiana Montalvão.  

Um dos momentos mais esperados pelas crianças durante a celebração foi a caça aos ovos de Páscoa escondidos em locais de fácil acesso pelos corredores da Clínica Pediátrica. A  evitando grandes esforços físicos para as crianças e que todas pudessem encontrar seus um dos brindes.