Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO SEGURO

Sinalização Viária avança para regiões do nordeste, Araguaia e Marajó

Entre outros benefícios, o trabalho garante maior segurança nas vias, por meio de sinais, símbolos e marcas durante o dia e à noite

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
11/04/2022 12h26

Programa Sinalização Viária por Todo o Pará beneficia os municípios para um trânsito mais seguro O Programa Sinalização Viária por Todo o Pará já está presente em quase todo o Estado e agora conclui novas obras e inicia outras em várias regiões do Pará. Com mais de 50 municípios beneficiados, o programa do governo do Estado, executado pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran), entregou na semana passada as obras de sinalização em Colares, Salinópolis e Tomé-Açu. Nestas três cidades, são mais de 200 quilômetros de vias sinalizadas e organizadas para tornar o trânsito mais seguro para pedestres, ciclistas e motoristas. 

Em Salinópolis, por exemplo, o programa vem executando obras desde o ano passado, iniciando pela praia do Farol Velho, e passando pelas PAs 324 e 124, além da área central da cidade. O município, que costuma receber centenas de visitantes ao longo do ano e possui um dos trânsitos mais intensos em períodos de férias e feriados prolongados, está completamente sinalizado com obras físicas, incluindo faixas horizontais, placas aéreas e outros elementos de sinalização com todas as informações necessárias para que o condutor possa trafegar com segurança e atenção.

Detran assegura sinalizações vertical e horizontalSalinópolis também recebeu placas e painéis de mensagens variáveis, que ajudam o condutor a localizar-se na via, a saber as condições da pista e a realizar ultrapassagens permitidas, conversões seguras e todo tipo de manobra de trânsito sem risco de acidentes.

O programa não para de sinalizar as vias e nesta semana iniciou a pintura horizontal (no chão) em Redenção e Abaetetuba. Já na próxima semana inicia em São Geraldo do Araguaia e Acará. As cidades têm como característica movimentação intensa nas vias, especialmente em áreas comerciais. Nessas vias e em outras onde o fluxo de veículos também é intenso, o Detran levará sinalização horizontal e vertical para diversas ruas e avenidas, conforme o plano de trabalho elaborado em conjunto com as prefeituras locais. 

Ao mesmo tempo, o órgão atua no levantamento de informações sobre o trânsito de outros municípios, a exemplo de Portel, no Marajó, que deve receber em breve as obras de sinalização do Detran. No Marajó, pelo menos cinco cidades já tiveram as obras concluídas, entre elas, Soure, Salvaterra, Cachoeira do Arari, Breves e PA 154, que interliga os três primeiros municípios a Ponta de Pedras.

A sinalização viária proporciona a segurança necessária nas vias de trânsito e oferece informações através de sinais, símbolos e marcas durante o dia e, principalmente, à noite. Além de garantir mais segurança, permite mais fluidez e um conjunto de oportunidades de desenvolvimento aos municípios beneficiados. “Estamos intensificando cada vez mais esse trabalho, lavando a todos os municípios para garantir controle de fluxo, informação e orientação aos motoristas e pedestres para fazer da via pública um espaço de desenvolvimento e segurança a toda a população”, considera a diretora geral do Detran, Renata Coelho.