Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AVANÇO

Cosanpa conclui 85% das obras do sistema de abastecimento de água de Monte Alegre

Investimento de mais de R$ 10 milhões deverá beneficiará cerca de 40 mil habitantes do município localizado no Baixo Amazonas

Por Bianca Buenaño (SEPLAD)
11/04/2022 10h08

As obras de ampliação do sistema de abastecimento de água de Monte Alegre, no Baixo Amazonas, já estão com 85% dos serviços executados. Um investimento de mais de R$ 10 milhões, que beneficiará cerca de 40 mil habitantes do município. A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) prossegue com os serviços e deve entregar o novo sistema neste primeiro semestre.

O projeto inclui a construção de dois sistemas de vácuo, com capacidade de produção de 110 m³, implantação da adutora de água tratada entre o reservatório do Largo da Memória e o reservatório do Lauro Sodré; assentamento de 17 quilômetros de redes de distribuição de água; execução de 3.800 ligações domiciliares com hidrômetro, execução de 2.906 micromedições em ligações domiciliares já existentes; implantação do sistema de automação e recuperação das unidades existentes.

“Atualmente, estamos executando as interligações de rede, na zona média e na zona intermediária, instalação de ramais prediais, revitalização das unidades, além da recomposição das vias que passaram por implantação de novas redes. Com as fortes chuvas que têm ocorrido na região, muitos serviços precisaram ser prolongados”, explicou a engenheira da Cosanpa, Marília Contente.

O projeto foi aprovado em 2018, mas só em 2019 a obra foi iniciada. O município de Monte Alegre possui três sistemas de abastecimento de água, cada um com 10 pontos de captação. Com a conclusão da obra, mais dois sistemas automatizados serão instalados.