Campanha das Forças Armadas garante 450 doações
Uma verdadeira força-tarefa em prol da doação de sangue. Assim está sendo a “I Jornada de Doação de Sangue das Forças Armadas” que reúne, desde hoje (1°), Marinha, Exército e Aeronáutica na Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). A ação segue até o dia 4 de outubro, no Hemocentro Coordenador, em Belém. No total, são esperados 450 militares.
A diretora técnica do Hemopa, Ana Luisa Meireles, conta que a redução no número de doadores tem sido uma constante na Fundação; uma preocupação que aumenta com a aproximação da festividade do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. “Pelo momento que estamos vivendo no país, essa iniciativa mostra a importância da união em prol de um bem maior que é a sociedade brasileira. Eles sempre foram muito parceiros nossos, realizando campanhas individuais, mas juntos mostram a força que as Forças Armadas têm”, afirmou.
Para o vice-almirante Edervaldo Texeira de Abreu Filho, comandante do 4º Distrito Naval, a Jornada fará parte do calendário das três corporações. “Quando o Hemopa apresentou a ideia de nos juntarmos um uma grande campanha, imediatamente liguei para os comandantes do Exército e da Aeronáutica e eles aceitaram na hora. Nós atuamos juntos em tantas ações pelo Brasil, a doação de sangue passou a ser mais uma que fazemos com tanto amor”, ressaltou.
A ideia é compartilhada pelo Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos, comandante da Ala 9 e da Guarnição de Aeronáutica de Belém. “Nos sentimos muito felizes com essa ação nas vésperas do Círio, pois sabemos que nossa contribuição fará a diferença, trazendo segurança que haverá sangue no estoque do Hemopa para o período da grande festa religiosa”, reforçou.
O General de Exército Anisio David de Oliveira Junior ressalta que a Jornada transmite o lema do Exército: “Braço Forte, Mão Amiga”. “O mais importante de tudo isso é poder contribuir com o trabalho do Hemopa e possibilitar tranquilidade para os pacientes. A vida de muita gente depende desse ato”, destacou.
Para ser um candidato à doação de sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto. Homens podem doar com intervalo de dois meses e mulheres, a cada três meses.
Serviço: A “I Jornada de Doação de Sangue das Forças Armadas” segue até o dia 4 de outubro, no Hemocentro Coordenador (travessa Padre Eutíquio, 2109).