Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Aula inaugural marca início do I Curso de Especialização em Defesa Sanitária Animal

Por Governo do Pará (SECOM)
07/04/2022 18h28

Teve início na manhã desta quinta-feira (07), no auditório da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), o I Curso de Pós-Graduação em Defesa Sanitária e Inspeção de Produtos de Origem Animal. A especialização é fruto de uma parceria  entre a Agência Agropecuária do Pará (Adepará), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Pará (CRMV/PA).

O evento foi aberto pelo professor doutor Djacy Ribeiro, coordenador da pós-graduação e contou com a presença de autoridades que compuseram a mesa, entre elas o Diretor Geral da Adepará, Jamir Macedo; a professora do Instituto de Ciências Agrárias da UFRA Gisele Barata, representando a reitora da Universidade, Herdjania Veras de Lima; o diretor do Instituto de Saúde Animal Raimundo Nelson de Souza e Maria Antonieta Martorano, diretora técnica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).

O primeiro módulo do curso foi sobre Ética e Medicina Veterinária Legal, ministrado pela professora Adriana Maciel. A primeira turma possui 33 médicos veterinários concursados da Agência que atuam em diversos municípios do estado como Fiscais Estaduais Agropecuários. A maioria dos alunos é egresso da UFRA e agora está tendo a oportunidade de voltar a sala de aula. “O curso oportuniza a qualificação do médico veterinário que já está no mercado de trabalho e atua diretamente na defesa e inspeção  sanitária. Aqui, juntamente com os professores, ele vai construir uma trilha para dar soluções voltadas a esses problemas que são encontrados no Pará. Esse é o grande diferencial desse curso e isso faz com que a gente tenha um médico veterinário qualificado para as demandas de defesa sanitária inerentes a amazônia, que é um local único”, disse a professora Gisele Barata.

Inédito na região, o curso era um antigo sonho dos médicos veterinários, que estavam na expectativa de fazer a pós-graduação. Gilliard Costa Rodrigues foi um dos selecionados. Formado em 2007 pela UFRA, o servidor público atua na Adepará desde 2009 e considera o curso necessário para a qualificação dos agentes. “Nós estávamos aguardando com ansiedade esse curso desde 2017 e finalmente, para nossa alegria, teremos essa formação”.

A especialização só foi possível graças a uma emenda parlamentar do deputado José Priante com base em um projeto de autoria do Professor Doutor Djacy Barbosa Ribeiro, docente da UFRA e coordenador do curso. O professor ressaltou a importância da capacitação desses profissionais. “A responsabilidade hoje do agente de defesa e inspeção estadual é muito grande e a sociedade pouco sabe disso, que todo alimento colocado na mesa tem que passar pela inspeção desses profissionais e a academia sabe disso. Daí, o empenho nosso de trazer a esse aluno uma opção gratuita de um curso de pós graduação.”

Para o Diretor Geral da Adepará, Jamir Paraguassú Macedo, a realização do curso representa mais um passo no sentido de capacitar os colaboradores e tornar a agência uma referência em Defesa Sanitária no país. “É um momento muito importante porque nós pudemos ver a interação entre diversos entes que possibilitaram a formação dos nossos técnicos. Agradecemos muito a UFRA e ao CRMV-PA que estão juntos, unidos, para que nós possamos cada vez mais capacitar os médicos veterinários e, consequentemente, prestar um serviço de defesa muito mais robusto e muito mais eficiente e também estamos investindo no nosso principal ativo, que são os nossos servidores, pois são eles que realmente executam as ações da agência. Com isso, contribuímos para a manutenção da sanidade da nossa produção agropecuária, com o aumento da sua produção, gerando emprego e renda e é isso que a gente mais busca”.

Para que todos os técnicos em defesa sanitária da Adepará tenham oportunidade de se qualificar, existe o projeto de abranger mais municípios e realizar a especialização em outras regiões do estado. Com o término da primeira turma em 2023, a ideia é que o próximo curso dessa natureza seja realizado no oeste do Pará.

Texto: Manuela Viana (Ascom/Adepará)