Agroecologia e produção orgânica serão tema de seminário em Belém
Entre os dias 12 e 14 de dezembro, representantes do setor agrícola e de instituições de ensino e pesquisa de todos os estados da região Norte estarão em Belém participando do Seminário Regional de Agroecologia e Produção Orgânica, promovido pela Secretaria Nacional de Articulação Social, do Governo Federal, em parceria com o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).
“Há uma demanda mundial crescente por produtos orgânicos e o Estado do Pará precisa estar presente dentro deste mercado estabelecendo políticas para a expansão da produção, principalmente entre a produção familiar”, avalia o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Giovanni Queiroz. Na terça-feira (21), o secretário participou de uma reunião em Belém com o secretário nacional adjunto de Articulação Social, Cláudio Ribeiro, para discutir a programação do encontro.
A agricultura orgânica e a agroecologia ganham um espaço crescente no Brasil. Segundo levantamento feito pela Coordenação de Agroecologia (Coagre) da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a área de produção orgânica no país pode ultrapassar, em 2017, os 750 mil hectares registrados em 2016. Um crescimento impulsionado, principalmente, pela agricultura familiar.
Junto com a agricultura orgânica, cresce o interesse pela agroecologia, um sistema de produção que se utiliza de técnicas que respeitam o meio ambiente, as pessoas, principalmente o homem no campo, e o alimento, usando recursos locais sem a dependência de insumos externos à propriedade e valorizando o conhecimento científico e popular e a troca de saberes, além de buscar a transformação social no campo. Agroecologia e agricultura orgânica caminham, cada vez mais, de mãos dadas.
“Este é o terceiro seminário realizado pelo governo Federal. Já fizemos os das regiões Sul e Sudeste, mas o da região Norte tem um componente especial porque a produção orgânica e a agroecologia têm a cara da Amazônia. São propostas que se somam a uma perspectiva de desenvolvimento sustentável para a região”, afirmou Cláudio Ribeiro. Junto com o seminário, que será realizado no campus da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), em Belém, ocorrerá uma feira com produtos da agroecologia e produtos orgânicos reunindo produtores paraenses.