Estado entrega 36 veículos para conselhos tutelares de 27 municípios
Conselhos Tutelares de 27 municípios do Pará receberam novos veículos para ampliar o atendimento a crianças e adolescentes. Na tarde de quinta-feira (18), no Parque Estadual do Utinga, em Belém, foram entregues 36 carros, que permitirão agilizar o trabalho dos conselheiros. Agora, os 164 conselhos tutelares em funcionamento no Estado já dispõem de novos veículos.
Adquiridos pelo governo por meio de emenda parlamentar do deputado federal Arnaldo Jordy (PPS), os carros ajudarão a reestruturar a rede do Sistema de Garantia de Diretos da Criança e do Adolescente do Estado. “Essa estrutura é essencial para realizarmos um trabalho de qualidade, para chegarmos a situações que ocorrem muitas vezes em áreas distantes das cidades-polo, e garantir que esta ajuda chegue de forma rápida para nossas crianças e adolescentes”, destacou Rose Fonseca, assistente social e representante da Prefeitura de Oriximiná, um dos municípios contemplados.
Beneficiados - Os veículos ampliam a rede de proteção nos municípios de Bannach, Cumaru do Norte, Ourilândia do Norte, Rio Maria, Sapucaia, Belterra, Curuá, Faro, Mojuí dos Campos, Oriximiná, Terra Santa, Bonito, Santarém Novo, Tracuateua, Piçarra, Curuçá, Maracanã, São João da Ponta, Ananindeua, Santa Cruz do Arari, São Sebastião da Boa Vista, Abaetetuba, Jacareacanga, Breu Branco, Nova Ipixuna, Brasil Novo e Belém, garantindo a ação dos conselheiros tutelares em todas as regiões.
A secretária adjunta da Seaster, Ana Cláudia Costa, destacou que novos veículos foram entregues ao longo do ano, o que leva o Pará a finalizar o ano atendendo a demanda de conselhos tutelares nos 144 municípios. “O trabalho do Conselho Tutelar é essencial na garantia de direitos das nossas crianças e adolescentes, e é muito importante que haja um trabalho conjunto, entre Legislativo, Judiciário e sociedade civil para protegê-las. Com esta parceria, e estes equipamentos, iremos fortalecer cada vez mais o combate às violações em todo o Estado”, ressaltou a secretária adjunta.
Estrutura - Hoje, o Pará mantém no mínimo um Conselho Tutelar em cada um de seus 144 municípios. “Temos entre nossas maiores lutas a equipagem dos conselhos tutelares a nível nacional e estadual. O veículo para nós é essencial, para que a gente consiga chegar à denúncia. Com esta entrega completamos todos os nossos conselhos do Estado equipados com carros, além de computadores”, informou Sérgio Borges, representante do Pará no Fórum Colegiado Nacional de Conselheiros.
É atribuição do Conselho Tutelar atender crianças e adolescentes, e também os pais ou responsáveis. O Conselho deve ser acionado sempre que haja suspeita de abuso ou situações de risco contra a criança ou o adolescente, como violência física ou emocional. Cabe ao órgão aplicar as medidas que garantam a proteção dos direitos da criança e do adolescente.