Estudantes paraenses vão participar do Parlamento Jovem Brasileiro 2018
Três estudantes do Ensino Médio representarão o Pará no Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). O evento será realizado de 1º a 5 de outubro de 2018, na Câmara dos Deputados em Brasília. Os jovens paraenses foram selecionados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) por meio da apresentação de um projeto de lei.
O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) é um programa da Câmara dos Deputados, que convida os alunos das escolas públicas e privadas a vivenciar o dia a dia dos deputados. O objetivo do projeto é que esses jovens vivam esse momento democrático, criem seus projetos sobre uma problemática da sociedade e aprendam a desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar mais crítico sobre a realidade do país.
A primeira edição do programa ocorreu em 2004. Até o ano passado, houve a participação de 1.002 jovens parlamentares estudantes do Ensino Médio. Milhares de alunos e professores em todos os estados se mobilizaram para trabalhar o PJB em sala de aula e possibilitaram que esses aprendizados também se estendessem a todos os que se inscreveram ao longo de todas as edições.
A coordenadora estadual do Parlamento Jovem Brasileiro, Luíza Araújo, diz que o projeto visa que os estudantes selecionados apresentem suas ideias e vejam seus projetos sendo avaliados. “É uma simulação que mais na frente pode virar realidade”, afirma.
“O projeto faz com que nós jovens tenhamos interesse pela política, e nos possibilita criarmos os nossos projetos”, enfatiza um dos alunos, Welfeson Campos, de 18 anos.
Giselly Correa Barata de 16 anos que veio do município de Bragança, na região nordeste do Pará, conta que é uma alegria participar e representar o Pará. “É uma honra viver este momento”, disse.
No geral, serão 78 estudantes entre 16 e 22 anos do Ensino Médio ou Técnico de Escolas Públicas e Privadas de todo Brasil que participam do projeto que está na sua 15ª edição. O número de Deputados Jovens a serem selecionados por cada Estado e pelo Distrito Federal será proporcional ao número de deputados federais na Câmara dos Deputados.