Semas realiza capacitação em educação ambiental no município de Gurupá
A programação também prevê a realização de oficinas de economia doméstica, incluindo produção de sabão, a partir do reaproveitamento de óleo de cozinha usado
Técnicos e gestores do município de Gurupá, na ilha do Marajó, começaram hoje uma capacitação em Educação Ambiental, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). A capacitação ocorre até a próxima sexta-feira (8). Temas variados relacionados às questões ambientais orientam os 30 participantes inscritos no curso para que tenham melhores condições na atuação ambiental municipal. A ação é realizada de forma conjunta com o Programa Regulariza Pará, que está promovendo o Cadastro Ambiental Rural de comunidades quilombolas no município.
A capacitação é realizada pela Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam) da Semas, com destaque aos desafios ambientais, principalmente os da região, legislação socioambiental, desenvolvimento sustentável, descarte adequado de resíduos sólidos, além de relações ecológicas e outras temáticas, como por exemplo, a elaboração de planos de ações para atingir soluções ambientais e socioeconômicas de acordo com as características e especificidades locais.
A programação também prevê a realização de oficinas de economia doméstica, incluindo produção de sabão, a partir do reaproveitamento de óleo de cozinha usado; apresentação de métodos de compostagem, com resíduos orgânicos caseiros e ainda a criação artesanal de ecobijuterias, com uso de materiais que iriam para o lixo, principalmente papel de embalagens de sabonete, perfumes, outros produtos.
Segundo a gerente de articulação e difusão da educação ambiental da Semas, Waldilene Garcia, a capacitação possui o mesmo conteúdo programático ministrado em outros municípios com a finalidade de universalizar o conhecimento para que possam ser aplicados em todas as regiões, observando as especificidades locais. “Os mesmos assuntos vão ser trabalhados. Vai ter oficina de fabricação de sabão a partir da reutilização do óleo de cozinha usado, na terça-feira (5); compostagem doméstica na quarta-feira (6). O município estava aguardando essa primeira vez que o Estado apresenta esse tipo de capacitação de economia doméstica aos moradores. Os participantes estão muito empolgados com essas atividades”, contou.
O secretário de meio ambiente do município de Gurupá, Geovane Camarão, revela que está feliz em receber a equipe da Semas, nesse curso de educação ambiental. “A capacitação vai ser muito importante para o nosso município, pois durante muitos anos a Secretaria Municipal de Meio Ambiente esperava por um curso desses, porque nós sabemos que a educação ambiental é fundamental para que nosso povo possa desenvolver um bom trabalho na área socioambiental e econômica local”, pontuou.