Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ENSINO SUPERIOR

Alunos do Forma Pará participam de 'Cerimônia do Jaleco' em Mocajuba

O programa do governo estadual é coordenado pela Sectet e tem parceria das Prefeituras e de Instituições de Ensino Superior

Por Fernanda Graim (SECTET)
04/04/2022 13h19

De jaleco, universitários de Enfermagem, pelo Programa Forma Pará, posam para foto em MocajubaA noite da última sexta-feira (01) foi especial para 50 estudantes de Mocajuba, no Baixo Tocantins. Eles participaram da “Cerimônia do Jaleco”, que marcou o início oficial das aulas do curso de enfermagem, ofertado pelo programa Forma Pará na chamada 2021. O programa do governo estadual, coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), tem parceria das prefeituras municipais e de Instituições de Ensino Superior (IES) para levar cursos de nível superior por todo o Estado.

O evento foi realizado no auditório da Escola Isaura Baia, onde estiveram presentes o prefeito de Mocajuba, Cosme Macedo; além dos secretários municipais Wilson Moraes (Saúde), Lucilene Guimarães (Educação), Ivani Pereira (Assistência Social);  a coordenadora do Forma Pará em Mocajuba, Guardina Barbosa; o coordenador de Projetos da Educação Superior na Secretaria Adjunta da Sectet, Eduardo Miranda; e a vice-reitora da Universidade do Estado do Pará(Uepa), Ilma Pastana. A instituição será responsável pela execução do curso no município.

Para a vice-reitora, que é enfermeira de formação, é possível ver em Mocajuba a realização de vários sonhos com a implantação dos cursos do Forma Pará – o município já foi contemplado em outras chamadas com os cursos de Serviço Social, Direito e Agronomia. “O programa não leva os cursos de qualquer maneira, ele possui o quadro docente da universidade. E esta é uma profissão valiosa. O Governo do Pará faz um investimento muito alto e conta com o apoio da prefeitura. Quando uma universidade entra nos municípios várias oportunidades se abrem, oportunidades de trabalho. Essa parceria é muito importante”, ressaltou Ilma Pastana.

A mesma opinião foi compartilhada pela Secretária Municipal de Educação que visualiza um grande futuro para Mocajuba. “Daqui a alguns anos teremos um município muito melhor com os cursos que agora temos por meio do Forma Pará. Não desistam dos sonhos diante dos desafios que vocês vão encontrar pela frente”, incentivou.

O representante da Sectet enfatizou ainda que os cursos ofertados pelo programa atendem às necessidades de cada município e encorajou os estudantes a seguirem com seus sonhos. “Vocês estão passando por um processo educacional que exige coragem. O governo está investindo em profissões necessárias, vocês são fundamentais para o sustento da sociedade que ainda carece muito do serviço público de saúde”, lembrou.

Universalização

No último dia 7 de março, o governador Helder Barbalho anunciou que, até o meio deste ano, o Forma Pará estará presente em todos os 144 municípios do estado, o que significa a universalização do Programa, contando com os municípios já contemplados nas chamadas de 2019, 2020 e 2021. Em outubro do ano passado, o Forma Pará virou lei, o que permite a sua continuidade ao longo dos anos. Além disso, o Programa agora está apto a ofertar cursos de pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado).

Processo seletivo 2022

Começam nesta segunda-feira (4) e vão até o dia 11 de abril as inscrições para o processo seletivo que oferta 190 vagas do Forma Pará em cinco municípios. No caso do edital que está aberto, os cursos serão ofertados pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Os cursos ofertados são Sistema de Informação, em Oeiras do Pará (30 vagas); Geoprocessamento, no distrito de Outeiro (40 vagas); História, em Curralinho (40 vagas); Letras – Língua Inglesa, em Viseu (40 vagas); e Agronomia, em Pacajá (40 vagas). A prova está prevista para o dia 8 de maio.

Termina ainda nesta segunda-feira (4) o prazo de inscrição em outras 1.210 vagas ofertadas pelo programa em 24 municípios. Pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), são ofertadas 400 vagas nos cursos de Bacharelado em Fisioterapia, em Conceição do Araguaia; Bacharelado em Enfermagem, em Bom Jesus do Tocantins, em  Rio Maria, em São Sebastião da Boa Vista e em Bragança; Licenciatura em Pedagogia em Marituba e em Santo Antônio do Tauá; Licenciatura em Letras – Libras, em Marituba. Cada um deles tem 50 vagas.

Por meio da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), são ofertadas 500 vagas nos seguintes cursos e municípios, sendo 50 vagas em cada: Agronomia em Jacundá, Baião, Augusto Correa, Igarapé Açu, Xinguara, Limoeiro do Ajuru e Santana do Araguaia; Engenharia Florestal em Pacajá; Zootecnia em Vitória do Xingu; e Medicina Veterinária em Portel.

Já pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), a chamada 2022 do Forma Pará oferta 210 vagas nestes cursos e municípios: Arquitetura  e Urbanismo em Redenção e Canaã dos Carajás (40 vagas); Geologia em Rondon do Pará (40 vagas); Medicina Veterinária em São Félix do Xingu (40 vagas); e Pedagogia em Tucuruí (50 vagas). E pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) serão 100 vagas com 50 alunos em cada turma do curso de Direito, em Alenquer, e Licenciatura em História, em Óbidos. Para estas instituições, a prova do processo seletivo está prevista para 1 de maio.

SERVIÇO
Os editais abertos estão disponíveis, aqui.