ParáPaz promove ação inclusiva de cidadania, assistência e lazer neste sábado (02)
“Espaços Abertos nas Escolas” ofertará serviços gratuitos de cidadania, assistência e lazer aos estudantes, seus responsáveis e à comunidade em geral
Com o retorno das aulas presenciais dos alunos da rede pública estadual, a Fundação ParáPaz, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), surge com uma proposta de fortalecer o vínculo entre governo e comunidade utilizando o espaço escolar por meio do projeto “Espaços Abertos nas Escolas”.
A proposta é garantir, nas manhãs de sábado, serviços gratuitos de cidadania, assistência e lazer aos estudantes, seus responsáveis e à comunidade em geral, promovendo acesso à 2ª via de documentação, rodas de conversa, e também o estímulo à prática de esporte, que cumpre uma importante função de inclusão social.
Carlos Valente é coordenador e idealizador do Projeto Espaços Abertos nas Escolas “Inicialmente vamos levar três projetos para contemplar a população: 'Espaços Abertos', 'Entre Elas' e 'Balcão Cidadão'. Cada um tem uma importância na melhoria da autoestima e na garantia de direitos dos cidadãos, é uma atividade a mais que vai complementar o que já recebem na escola”, explica Carlos Valente, coordenador e idealizador do projeto.
Além dos projetos já efetivos, foi pensada também a proposta de oficinas rápidas de qualificação para atender todas as idades. Com isso, estarão disponíveis Oficina de Teatro; Noções Básicas de Informática; Introdução à Educação Financeira e palestra de saúde bucal. Não é necessário uma inscrição prévia, basta ir até o local.
“A expectativa é receber muitos alunos. Após esse primeiro encontro, vamos ver as nossas necessidades e ampliar os serviços e parcerias de acordo com as demandas, levando em consideração o bem-estar da população”, pontuou Carlos.
A primeira ação ocorre neste sábado (02), de 08h às 12h, na Escola Brigadeiro Fontenelle, no bairro da Terra Firme, em Belém, e qualquer pessoa pode participar. Todas as atividades são gratuitas.