UsiPaz Icuí-Guajará: Moradores de Ananindeua aprendem como gerar renda preservando o Meio Ambiente
Oficina leva aos moradores conceito e prática de geração de renda com sustentabilidade A oficina de economia doméstica, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), através do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz), na Usina da Paz Icuí-Guajará, em Ananindeua, vem mostrando desde o início da semana, a moradores do bairro, que a conservação do meio ambiente também pode ser uma forma de geração de renda. A atividade ensina de forma teórica e prática como reaproveitar resíduos sólidos, líquidos e orgânicos, incentivando a comunidade na adoção de hábitos ambientalmente sustentáveis e financeiramente rentáveis.
Durante as aulas, os técnicos da Semas demonstram as mais variadas formas de reaproveitar produtos de uso residencial como o óleo de cozinha, que, além de sabão caseiro, pode ser reutilizado para a fabricação de biodiesel, de ração de animais, detergentes, glicerina e tintas a óleo. A equipe alerta ainda sobre as consequências do descarte inadequado desse e outros materiais pois atraem animais e insetos vetores de doenças transmissíveis, polui a água e o solo, agrava o efeito estufa, entope tubulações de esgoto, prejudica a fauna aquática e causa enchentes.UsiPaz Icuí-Guajará oferece serviços para toda a família
Além de evitar estes danos ambientais, a reciclagem do óleo de cozinha também pode ser fonte de economia e até de renda extra como explica Fernanda Cunha, bióloga da Semas e uma das instrutoras do curso. “A gente percebe que essas pessoas gostam muito, temos uma receptividade muito boa do nosso curso porque na questão de reutilizar a gente sempre mostra alternativas que podem gerar renda. A gente tem notícias de alunos de outras oficinas que já começaram a vender sabão e estão começando a ganhar dinheiro.”
Além do reaproveitamento do óleo de cozinha, a turma aberta para 25 alunos também aprende sobre reutilizar compostos orgânicos, que são restos de alimentos, por meio da compostagem, a coleta seletiva e a confecção de coletores de resíduos, que é pra eles terem a noção da importância de separar os tipos de materiais que vão para o lixo e, a partir daí, poder fazer o processo de reciclagem.
É uma gama de conhecimentos e possibilidades de ajudar o ecossistema que a Vanessa Karen, moradora do bairro e que faz parte da turma, nem imaginava que fosse possível. "Não imaginava, porque a gente vai fazendo as coisas no nosso dia a dia e nem percebe o quanto que a gente produz de lixo, a gente não entende a importância do que fazer com esse lixo também. No curso já estamos conseguindo enxergar que, se entregarmos o correto pro Meio Ambiente, ele também vai nos retornar da mesma forma, afinal somos parte dele. O que eu estou mais gostando é de aprender sobre compostagem, porque eu gero muito resíduo orgânico na minha casa então, fazer o uso correto dele vai me possibilitar gerar uma renda extra na minha casa, pois com a compostagem eu gero o adubo e o biofertilizante natural, que posso vender depois”.
Gerfliraires Barbosa, estudante de 21 anos, já está no segundo curso que a UsiPaz Icuí-Guajará oferece. “Eu não tinha consciência ambiental, antigamente eu jogava o óleo da cozinha lá de casa na pia, e uma vez entupiu o cano e aí eu vi o que a professora explicou pra gente aqui no curso, ficou uma pedra de gordura difícil de quebrar. Agora, com as aulas, eu aprimorei mais meus conhecimentos e sei que o descarte errado desse produto é ruim tanto pro funcionamento da minha cozinha quanto pro meio ambiente”.
O curso segue até amanhã (01), mas já estão previstas novas turmas para o mês de abril. Informações sobre as inscrições serão divulgadas em breve nas redes sociais das Usinas da Paz. Já na UsiPaz Cabanagem, abriram, nesta quinta-feira (31), as inscrições para o curso de Economia Doméstica. Interessados devem ir até a secretaria portanto original e cópia dos documentos de identificação (RG e CPF) e comprovante de residência. São 20 vagas para a turma que inicia no dia 05 de abril, das 9h às 12h.