Em Bragança, primeiro dia dos XI Jogos Abertos do Pará anima atletas e público
Após três anos sem a realização do evento presencial, oito delegações de esportistas saíram em desfile, fizeram juramento e acenderam a chama da pira olímpica
Integração e sentimento de recomeço marcaram a cerimônia de abertura do XI Jogos Abertos do Pará (JOAPA), na última quarta-feira (30). A programação ainda contou com desfile das oito delegações, juramento e acendimento da pira. A iniciativa é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).
Nessa etapa competirão atletas dos municípios de Augusto Corrêa, Viseu, Ourém, Santarém Novo, Quatipuru, Primavera, Salinópolis e Bragança, sendo que as duas últimas cidades são as que possuem os maiores números de equipes. Os campeões por cada uma das seis modalidades se classificam automaticamente à fase final do Joapa. De acordo com a Seel, mais de 600 atletas estão sediados no município de Bragança, para a primeira regional do evento esportivo: a do Rio Caeté.
“Esperamos muito por esse dia. Treinamos bastante para ter bons resultados. E o futsal é um belo esporte e significa muito pra mim, tive uma oportunidade e nunca mais larguei”, disse Maria Cruz, atleta do município de Quatipuru.
O momento de maior emoção foi a entrada da tocha olímpica, simbolizando o retorno dos jogos, após três anos. Os profissionais do esporte Mateus Real, do time Bragantino, e Keoma Pires, jogador do Caeté Esporte Clube, tiveram a missão de acender a pira. Outro momento de destaque foi o juramento aos atletas feito pela Marly Melo, que integra a delegação de Bragança, na modalidade de voleibol.
“Tenho certeza absoluta de que com essa estrutura maravilhosa teremos um grande período de jogos e assim poderemos levar todos para a fase estadual. Que cada atleta possa dar tudo de si”, disse Nivan Noronha, titular da Seel.
A programação contou ainda com a apresentação cultural do grupo de Marujada de São Benedito e o grupo de carimbó Parauara, encantando o público que se fez presente na cerimônia.
Congresso Técnico
Ainda na quarta-feira (30), foi realizado o Congresso Técnico com os representantes das delegações e equipes de arbitragem para sortear as chaves das partidas e comentar sobre algumas mudanças quanto às regras de cada modalidade presentes nos jogos. A reunião também serviu para confirmar os locais e os horários.
Competições
Em três dias de competição, os jogos irão ocorrer no ginásio do Corolão, com as disputas de futsal e handebol. O ginásio do Instituto Federal do Pará (IFPA) sediará as partidas de basquetebol. No ginásio Maricotinha haverá disputas na modalidade handebol; na Arena Alegria ocorrerão jogos de futebol de areia. E no auditório Casa da Cultura será a vez do tênis de mesa.
"Obrigado a todos que se fizeram presentes aqui para participar desta fase regional, aos atletas e todos os órgãos. Que este evento seja um dos melhores”, comentou o prefeito de Bragança, Raimundo Nonato de Oliveira.
Texto: Bianca Rodrigues/Ascom Seel