Programa 'Entre Elas' oferece alívio e esperança a mais de 5 mil mulheres em vulnerabilidade
Iniciativa do Governo do Pará garante apoio psicológico, jurídico e social a mulheres que sofrem abusos
"Foi desesperador! Além de lidar com os meus traumas, eu tinha que lidar com o que estava acontecendo com meu filho. Como mãe, foi um sofrimento pior do que o meu. O meu cabelo caiu todo de tanta ansiedade. Fiquei com buracos na cabeça. Estava num estado que eu não conseguia dormir". O relato de Ana (nome fictício de uma vítima de abuso sexual) revela a dor e a revolta diante da violência sofrida na própria pele, e que foi obrigada a reviver quando seu filho se tornou vítima do mesmo crime.
Na busca por justiça, Ana conheceu o programa do Governo do Pará que oferece atendimento a mulheres em situação de vulnerabilidade social, muitas vítimas de violência, e suas famílias. Diante de tanto sofrimento, ser acolhida trouxe de volta a Ana o alívio e a esperança. "O projeto chegou na minha vida pra me dar um sono tranquilo, porque eu não sabia mais o que era isso. Eu estava há quatro meses sem conseguir movimentar o processo porque não tinha orientação devida, não tinha conhecimento. A equipe me abraçou com empatia, acolhimento e amor. Tive orientação jurídica e apoio psicológico. Depois de muita luta, nós conseguimos vencer. No último mês de dezembro, viramos o ano respirando novos ares porque a prisão preventiva saiu. Por isso sou muito grata", afirma a beneficiada pela estrutura do Estado.
Criado em 2020, o Programa "Entre Elas" conta com uma equipe multidisciplinar para oferecer atendimento humanizado às vítimas, além de cursos e oficinas para que a mulher em situação de vulnerabilidade social tenha condições de acesso ao mercado de trabalho para garantir sua autonomia financeira, explica Alberto Teixeira, presidente da Fundação ParáPaz. "A equipe tem experiência em todo o processo de atendimento. É um corpo técnico preparado para o atendimento e acolhimento, e consequentemente toda a assistência às vítimas", ressalta o gestor.O programa oferece vários serviços a mulheres vítimas de abusos
Avanços e benefícios - O "Entre Elas" atendeu 4.698 mulheres em 2021, e 988 até março de 2022, totalizando 5.686 mulheres assistidas até o momento. A delegada Claudilene Maia, coordenadora do programa, destaca avanços e benefícios. "Com a expansão das parcerias do programa, temos agora um projeto intersetorial. Levamos também cidadania, saúde, assistência social, empreendedorismo com a Seaster (Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda) e também cadastro para o ‘Sua Casa’ (programa habitacional do governo do Estado). Isso tem feito a diferença," assegura a delegada.
O programa também encaminha mulheres de 14 a 24 anos para o primeiro emprego. É o caso da estudante Tamara Rodrigues, que presenciou uma amiga ser vítima de feminicídio, e também sofreu violência. “Eu não sabia desse projeto que me atendeu, foi até a minha casa, me ajudando, dando força. Tive atendimento psicológico. Estou quase conseguindo o primeiro emprego, e graças ao programa vou concluir a reforma da minha casa”, conta Tamara Rodrigues.
Serviço: Canal de Atendimento "Entre Elas": (91) 98510-8599. Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 08 às 18 h. Para emergências, o canal também funciona aos sábados e domingos. Atendimento presencial: Fundação ParáPaz - Av. José Bonifácio, 267, entre rua Domingos Marreiros e avenida Antônio Barreto.
Texto: Denise Soares/Secom