Seduc celebra Dia do Professor com mais de 15 mil qualificações profissionais
O Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (Cefor), ligado à Secretaria de Estado de Educação (Seduc), qualificou mais de 15 mil professores do ano de 2014 até o primeiro semestre de 2018. Atualmente, a Seduc conta com aproximadamente 22 mil docentes, sendo que destes, 15 mil já foram qualificados ao longo dos últimos quatro anos. A meta estabelecida é que até o final de 2019 sejam beneficiados um total de 21 mil professores.
Criado em 2014, o Cefor é um núcleo responsável por planejar, executar e avaliar os processos de formação continuada de professores efetivos do Ensino Fundamental e Médio da rede estadual, bem como gestores e técnicos das Unidades Seduc na Escola (Uses) e Unidades Regionais da Seduc (Ures). O Centro de formação está presente em diversas ações da secretaria como: Aprender Mais, Escola de tempo integral, Sistema Paraense de Avaliação Educacional (Sispae) entre outros.
A secretária de Estado de Educação, Ana Claudia Serruya Hage, afirma que os professores são a base para um amanhã melhor. “Ser professor é trabalhar não só o conhecimento, mas também a família. Já dizia Sócrates - Precisamos fazer um parto, tirar esse conhecimento de dentro do homem”.
O secretário adjunto de Ensino, José Roberto Silva, cita a importância de reconhecer esse profissional no âmbito da sociedade. “É uma missão muito nobre, promover a cidadania por meio da sua formação e da sua atuação, estabelecendo um diálogo junto aos nossos estudantes”, disse.
O coordenador do Cefor, professor Augusto Paes, diz que a secretaria busca sempre proporcionar para os professores a formação continuada, para que eles possam levar uma educação de qualidade para os estudantes. “Os professores estão procurando se capacitar através da secretaria”, afirma.
Em 2017, o Cefor formou aproximadamente cinco mil professores, e de janeiro a agosto de 2018 foram capacitados em torno de 4,2 mil professores. O Governo do Estado, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do programa de cobertura e melhoria da qualidade da educação básica do Pará, investiu US$ 314 mil na formação dos profissionais da educação.
Comunidade escolar de rede estadual destaca o “15 de outubro”
A professora Milene Pantoja, que trabalho no Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima I, afirma que ser professora é compromisso com a cidadania. “Eu reconheço como a minha missão de ensinar valores e formar seres que possam ter senso crítico e de responsabilidade. Já realizei um curso de formação continuada voltado para compreensão e prática relacionado às necessidades especiais”.
“Eu me sinto muito orgulhosa. O professor deve ser um educador, resgatando os valores éticos e morais. O professor tem um papel fundamental na sociedade, ampliando os conhecimentos na formação de cidadãos. Temos que ter amor porque é fundamental", frisou a diretora Lúcia Maia, da Escola Estadual Manoel de Jesus de Moraes.
Veja o que alunos disseram sobre o que o professor representa em sua vida:
“Admiro muito meu professor de história, ele é um ótimo professor, ensina e fala como temos que seguir. Olha para o professor na esperança de ser uma pessoa melhor no futuro”, relata a aluna Vitória Assunção, do 8° ano da Escola Estadual Manoel de Jesus de Moraes.
“Gosto muito da disciplina de matemática, minha professora é super legal e me incentiva todos os dias, fico muito feliz por ter ela em minha vida", destacou a aluna Ana Carolina Pereira, de 12 anos, do 5°ano da escola Nossa Senhora de Fátima I.
“Gosto muito de estudar matemática, minha professora é muito divertida, brincalhona e ensina muito bem", ressaltou a aluna Rayka de Oliveira, de 10 anos, do 5°ano da Escola Nossa Senhora de Fátima I.