Sedeme promove cursos de capacitação de artefatos em juta nas Usinas da Paz
Moradores das UsiPaz Cabanagem, em Belém, e Nova União, em Marituba, tiveram a oportunidade de aprender sobre embalagens, bolsas, entre outros produtos
Moradoras dos bairros de Belém e Marituba em aula prática da oficina de peças artesanais com juta, promovida pela SedemeA Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) concluiu, na sexta-feira (25), os cursos de capacitação oferecidos a moradores do bairro da Cabanagem, em Belém, e do Nova União, em Marituba. As oficinas de embalagens para presentes, mini bolsas e peças artesanais recicláveis em juta foram realizadas durante a semana nos citados complexos comunitários. A programação estreou a sala de corte e costura da UsiPaz Nova União, em Marituba.
As oficinas representam a continuidade da parceria entre a Sedeme, a Companhia Têxtil de Castanhal (CTC) e o programa Territórios pela Paz (TerPaz), e foram concluídas com a entrega de certificados às alunas. O objetivo da iniciativa é contribuir com o desenvolvimento econômico e social nos territórios, proporcionando geração de renda extra a partir do conhecimento disseminado nas turmas formadas nas Usinas.
Participante da oficina tenta a confecção artesanal com a utilização da juta, fibra têxtil vegetal “O curso foi de muita importância para mim, pois apesar de já trabalhar com costura, sempre tive vontade de aprender a confeccionar bolsas, e a partir de hoje não vou deixar passar nenhuma oportunidade, porque mesmo com poucos dias, as aulas foram de bastante proveito”, afirmou a costureira, Izalene Silva, que participou da primeira oficina da sala de costura da UsiPaz Nova União, em Marituba.
Rita Queiroga, supervisora de Produção da CTC, relatou sobre a oficina ter todas as suas vagas preenchidas e de como tudo foi organizado de forma assídua nas aulas. “Fica claro a satisfação e o bem estar das pessoas por estarem em um ambiente saudável, aprendendo formas enriquecedoras de continuar os seus projetos, planos e sonhos com as peças que elas criaram”, informou.
As concluintes do curso promovido nas Usinas da Paz exibem os certificados e as peças criadas a partir da fibra de jutaAndréia Mendes, revendedora de cosméticos e moradora do bairro da Cabanagem, disse que a experiência ajudou tanto profissionalmente quanto mentalmente, “Adquiri muita experiência, foi um aprendizado maravilhoso que serviu de terapia para todos nós, foi muito proveitoso e aprimorou tudo que eu já sabia, espero que a eu consiga repassar todo o conhecimento no qual foi apresentado”, ressaltou.
Márcio Alfredo, coordenador do núcleo do TerPaz na Sedeme, falou sobre a satisfação de finalizar as oficinas que fazem parte do programa, “É sempre um prazer ver um novo grupo de alunos capacitados para um trabalho para auferir renda seguido ao curso, tivemos a oportunidades de formar duas turmas com alunos satisfeitos com as aulas lecionada pela CTC de forma prática que realmente qualifica os seus participantes, conforme o objetivo do Governo do Estado”, frisou.
*Texto de Lucas Sousa, sob supervisão de Igor Nascimento (Ascom Sedeme)