Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO E CIDADANIA

Governo beneficia mil estudantes com entrega de escola em Bujaru

A 94ª unidade educacional entregue pela atual gestão estadual tem 12 salas de aula, biblioteca, entre outras instalações

Por Governo do Pará (SECOM)
25/03/2022 16h05

Em Bujaru, o governador e comitiva oficial comemoram a entrega da nova Escola Estadual Dom Mário O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), entregou à população da cidade de Bujaru, no nordeste paraense, a nova Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Mário de Miranda Vilas Boas, beneficiando cerca de mil alunos e toda a equipe pedagógica na instituição. O governador Helder Barbalho, acompanhado da secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga e sua comitiva, visitou a unidade na manhã desta sexta-feira (25). 

“É uma satisfação poder entregar mais uma escola como essa, moderna, totalmente reconstruída e ampliada. Quantas pessoas, no meio de toda essa geração, passaram por aqui e hoje puderam ver o novo. Essa escola foi construída há muitas décadas e é a primeira grande reconstrução”, disse o chefe do executivo estadual, governador Helder Barbalho.

Como é de praxe, nas escolas que entrega, Helder Barbalho conversa com a comunidade escolarÉ a 94ª unidade educacional entregue pelo governador, Helder Barbalho. Antes das ações de reconstrução, o espaço estava em péssimas condições. O cenário agora é outro.

A estudante da 3ª série do ensino médio, Shamaia Mendes: "Vamos ter uma educação melhor", disse ela.Segundo a Seduc, a partir de agora, a comunidade escolar vai desfrutar de um ambiente totalmente reconstruído e ampliado, contendo: 12 salas de aula, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), sala de informática, biblioteca, laboratório multidisciplinar, sala dos professores, secretaria, diretoria, coordenação pedagógica, banheiros feminino, masculino e banheiro para pessoa com deficiência (PCD), cozinha, despensa e quadra de esporte. O valor total de investimento foi de R$ 838.890,67. 

Gestora da 11ª Unidade de Educação: Rosileia Guimarães: "A 1ª vez que eu vejo um governador tão atuante"“O governo do Pará segue com a sua política de valorização a educação paraense, entregando a escola de número 94°, totalmente reconstruída. São espaços modernos, que irão fazer toda a diferença da vida do estudante da linda cidade de Bujaru. Agradeço também ao time da Seduc que não mediu esforços para atentar a cada detalhe da estrutura”, pontuou a secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga. 

Alunas curiosas com os novos jogos no laboratórioA aluna da 3ª série do ensino médio, Shamaia Faro Mendes, conta que está realizando um sonho antigo, vendo a sua escola nova é equipada: “antes a gente sofria com o calor, pois os ventiladores não funcionavam. Isso tirava muito a nossa concentração. Já hoje, sem dúvidas, vamos ter uma educação melhor. Vamos ter um ambiente climatizado. Eu fiquei supresa com o laboratório de ciências. Eu quero seguir essa área, então pra mim é maravilhoso”, completou a estudante. 

A nova Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Mário de Miranda Vilas BoaA unidade está localizada na avenida Barão do Rio Branco, centro da cidade. A unidade é a maior do município e tem grande importância na educação local. Além das aulas, a escola também será ponto de encontro para a cultura popular. Em 2021, os estudantes da instituição conquistaram a mais alta nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), entre todas as escolas da região.

A Rosileia Guimarães, Gestora da 11ª Unidade Regional de Educação (URE), conta que o atual governo olha com atenção e respeito para a educação, fazendo muitos investimentos na região nordeste do Pará: “É sempre uma alegria quando chega a entrega de uma unidade como essa. Em todo o meu tempo de gestora, é a primeira vez que eu vejo um governador tão atuante. É daqui que saem os profissionais que trabalham na nossa região, movimentando a economia e gerando renda”, finalizou.