Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM BELÉM

Fórum de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas do Pará participa de festival gastronômico

Por Governo do Pará (SECOM)
23/03/2022 17h39

O queijo do Marajó e a farinha de Bragança, produtos que recebem apoio do Fórum Técnico de Indicações Geográficas e das Marcas Coletivas do Estado do Pará serão apresentados mais vez, durante o Festival Gastronômico "Tempero de Origem", que ocorre no próximo sábado (26) e no domingo (27), no Parque da Residência, em Belém.  

Foto: DivulgaçãoOs representantes do Fórum também participarão da programação técnica, ministrando palestra sobre Marcas Coletivas, além de um estande onde irão divulgar as ações de apoio e promoção que são realizadas. “Na nossa área expositiva, iremos mostrar a importância das cadeias transversais, especialmente do turismo com a Rota da Imigração Japonesa de Tomé-Açu, ligada ao cacau; e a Rota do Queijo, em Soure, ligada ao queijo do Marajó”, explicou a médica veterinária da Emater, Karine Sarraf, que coordena o Fórum.  

Criado em 2016, por meio de portaria da Secretaria de Estado de Turismo, o Fórum tem como objetivos fortalecer as indicações geográficas e marcas coletivas e cooperar para que elas se tornem uma estratégia de valorização de produtos e serviços do Pará. 

Segundo Karine Sarraf, a Emater, como entidade coordenadora do Fórum Técnico de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas do Estado do Pará, buscará mostrar o trabalho do Fórum Técnico e sua relevância para os produtos e produtores paraenses, no espaço intitulado: "Origem, o tempero que faz a diferença: saiba mais sobre Indicações Geográficas e Marcas Coletivas".  

O Festival Gastronômico Tempero de Origem é promovido pelo Governo do Pará, através da Setur, e órgãos parceiros. O horário da programação é das 10h às 21h.  

O Fórum Técnico de Indicações Geográficas e das Marcas Coletivas do Estado do Pará é formado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater-PA), Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Mineração (Sedeme), Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), Universidade do Estado do Pará (UEPA) e a Agência de Defesa Agropecuária  do Estado do Pará (Adepará) entre outras 35 instituições –

Texto: Paula Portilho (Emater)