Moradoras da Cabanagem aprendem sobre artesanatos com juta na UsiPaz
Os participantes aprendem sobre corte, colagem e customização de peças em juta, uma fibra têxtil vegetal
Moradoras em aula de confecção de artesanato com juta, fibra têxtil vegetal, usada em vários acessórios Uma nova turma do curso de artesanato com juta foi iniciada, nesta segunda-feira (22), na Usina da Paz Cabanagem, em Belém. As aulas são em parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), a Companhia Têxtil de Castanhal (CTC), dentro do Programa Territórios pela Paz (TerPaz).
“Ao realizarmos esses cursos, ficamos felizes em ver pessoas das comunidades se profissionalizando ou se especializando. A Sedeme vê isso com a satisfação de cumprir a meta que ela se propôs a atingir dentro do Programa TerPaz”, relata Márcio Alfredo, coordenador da Sedeme no TerPaz.
Mostra de produtos e itens elaborados por moradoras na oficina no bairro da Cabanagem, em Belém A oficina capacita a turma para corte, colagem e customização de peças em juta, fibra têxtil vegetal, como vaso, cofre, cesta, expositor de joia, porta caneta e outros. As aulas são gratuitas e ocorrem num período de uma semana, quando, ao final, elas recebem um certificado de qualificação. O objetivo da iniciativa é contribuir com a geração de emprego e renda para famílias em situação de vulnerabilidade econômica, proporcionando inclusão social.
A instrutora do curso, Maria Marques, explica a importância do novo conhecimento para os participantes. "Eu trago a minha ideia e em cima disso elas criam a ideia delas, as peças delas, que já servem para venda, gerando renda extra para elas”.
A artesã, Maria Bárbara Santos, faz o curso de artesanato com juta: "Estou achando o curso magnífico".Participante do curso, a artesã Maria Barbara Santos, de 59 anos, é só elogios para tudo o que vem aprendendo já no primeiro dia de aula. “Eu estou achando magnífico esse curso, mais uma oportunidade aqui para o nosso bairro e para nós, artesãs, que fortaleceu nosso conhecimento”, disse.
Maria Marques também conta que antes da chegada da UsiPaz no bairro, vivia ociosa, sem ter com que se ocupar, agora, com todos os serviços que o complexo oferece, falta tempo para dar conta de tudo. A artesã faz hidroginástica e aulas de ritmos, além de levar os dois netos para os treinos de futsal.
Moradora da Cabanagem, Maria Marques tem feito vários cursos na Usina da Paz do bairroConciliar o útil ao agradável, foi o que a encarregada administrativa financeira de marcas de cosméticos, Andréa Mendes, fez ao escolher participar da turma de artesanato em juta. "É um curso que vem para me agregar, poder adquirir mais conhecimento e colocar em prática, porque eu trabalho com multimarcas de produtos de beleza, então isso aqui me ajuda a aprender a montar os kits que eu vendo, fazer embalagem mais interessantes, expor de um modo mais chamativo e caprichado, em épocas comemorativas como o Dia das Mães que vem aí, acaba sendo muito útil”.
Para se inscrever nos cursos que as Usipaz disponibilizam, é necessário ir até a recepção de cada unidade e se informar sobre as vagas abertas ou acompanhar as redes sociais das Usinas da Paz.