Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONQUISTA DESPORTIVA

Paratletas paraenses conquistam medalhas em competição nacional

Eles faturaram três medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze no Grand Prix de Judô, em São Paulo, entre 117 atletas

Por Governo do Pará (SECOM)
22/03/2022 13h09

Paratletas paraenses conquistaram três medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze no Grand Prix de Judô Paralímpico e na Copa Caixa de Judô Paralímpico, em São Paulo, no último final de semana, com o apoio institucional da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). 

A medalha de ouro foi conquistada por Larissa Oliveira, que disputou na categoria até 57 kg. Outro destaque, que também ficou em primeiro lugar, foi Victoria Vale, até 48 kg. As atletas competiram na classe J1 (totalmente cegos). Com o resultado, as meninas irão integrar a Seleção Brasileira de Judô Paralímpico, para treinamento, de 3 a 10 de abril.  

“Com esse novo modelo de competição, encontrei novas adversárias e com muito treino e esforço veio esse ótimo resultado para o estado e para o meu clube. Essa conquista conta muito para chegar no Paris 2024”, conta Larissa Oliveira.

Também pelo Grand Prix, Valdenice Oliveira, peso até 57 kg, conquistou o terceiro lugar, na classe J1.

Paralelamente ao evento principal, foi disputada a Copa Loterias Caixa, torneio voltado à formação de judocas, onde Jairton Costa, que disputou na categoria até 90 kg, ganhou ouro. Já com a medalha de prata, no peso até 69 kg, José Santos subiu ao pódio.

“Cada paratleta é um exemplo, e é partindo desta premissa, que pretendemos continuar dando o apoio necessário para que eles realizem os seus sonhos e disseminem o Pará pelo Brasil e mundo”, disse secretário de Esporte e Lazer, Nivan Noronha.

A COMPETIÇÃO

O torneio reuniu 117 atletas do País, alguns deles medalhistas e campeões paralímpicos. Após o Grand Prix de judô, a Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), entidade responsável pela modalidade no País, organizará mais uma etapa da competição no segundo semestre deste ano.

*Texto de Bianca Rodrigues / Ascom Seel