Cosanpa promove progamação especial pelo Dia da Água, em Belém
Evento recepcionou alunos do Ensino Médio da Escola Bosque, de Outeiro, na Estação de Tratamento de Água do Bolonha
Estudantes conhecem a Estação de Tratamento de Água do Bolonha, em BelémO Dia Mundial da Água, comemorado neste 22 de março, teve uma programação especial na Estação de Tratamento de Água do Bolonha, em Belém. A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) recebeu alunos do Ensino Médio da Escola Bosque, de Outeiro, para conhecer o trabalho desenvolvido no local.
A programação incluiu exposição de maquete, visita guiada, exposição de vídeo, distribuição de material informativo, plantio de mudas, além da premiação dos três primeiros colocados no concurso de frases sobre a data.
Anderson Luiz Simite foi contemplado com o primeiro lugar da atividade escolar. Além de ganhar uma medalha, ele participou da ação simbólica de plantio de árvores de ipê. “Eu quis retratar a fala da natureza mediante a tantos anos da evolução humana, desse desgaste histórico, de tanto tempo que estamos usufruindo sem cuidar do meio ambiente. A natureza grita num brado de socorro pedindo mais cuidado”, contou o estudante.
A programação da Cosanpa pelo Dia da Água promoveu também o plantio de mudas na área da CompanhiaA professora e engenheira ambiental, Camila Pires, informou que a data marcou o retorno das ações práticas na escola, situada na região insular de Belém. “Essa visita é o primeiro momento após o período de ensino remoto. É a oportunidade das turmas vivenciarem aquilo que abordamos na sala de aula. Eles poderem visitar a estação de tratamento e entender como é feito esse processo para formação técnica deles e, para nós, é extremamente importante. Queremos agradecer a iniciativa e o convite”, disse a educadora.Equipe da Cosanpa e estudantes, em Belém
O presidente da Cosanpa, José Antônio de Angelis, destacou o papel dos jovens para a preservação da água. “É muito importante ter alunos das futuras gerações conhecendo a ETA, além de saberem da importância do processo de tratamento para levar uma água de qualidade. É uma expectativa de futuro, são técnicos que vão se formar em meio ambiente, que podem futuramente vir até trabalhar nessa área de saneamento. É uma opção para esses jovens que são o futuro da nossa nação”, comentou o presidente.
Os alunos tiveram a oportunidade de saber mais sobre o trabalho da Companhia de Saneamento do ParáA ETA Bolonha é a maior do estado com a produção de 6,4 metros cúbicos de água por segundo nas suas duas primeiras fases. “Temos uma importância pela cobertura de abastecimento em toda a cidade. É uma água tratada e com condições da população beber e utilizar nos seus afazeres, e temos melhorado graças aos investimentos de mais de R$ 1 bilhão, nos últimos três anos, além da troca da tubulação no centro da cidade em mais de 180 quilômetros”, acrescentou José Antônio de Angelis.
Em Santarém, Breves, Castanhal e Ananindeua, a Cosanpa também realiza ações comemorativas pelo Dia da Água, que incluem educação ambiental, limpeza de espaços como praias e atividades lúdicas.
Gabriela Santos, 16 anos, diz que não tinha ideia da dimensão do tratamento da água até chegar nas torneiras das residências. “A partir de hoje vou ter mais cuidado em não gastar tanta água. Fiquei surpresa com o tamanho e o trabalho que eles fazem. Gostei mais da parte da decantação e filtração que demonstra o que é feito para a água chegar limpa nas nossas casas”, afirmou a estudante.